O currículo escolar é o conjunto de disciplinas que devem ser trabalhadas em sala de aula durante os ensinos fundamental e médio. Ao longo dos anos, ele sofre alterações de acordo com fatores sócio-políticos, como por exemplo a exclusão de uma disciplina chamada "Educação Moral e Cívica", instituída nos tempos da ditadura militar e convertida posteriormente em tópicos a serem abordados em outras disciplinas, como História. Outro exemplo são as disciplinas de Filosofia e Sociologia, que passaram a ser obrigatórias após projeto de lei aprovado em 2008. Atualmente, o Ministério da Educação estuda uma nova mudança curricular, e na Câmara dos Deputados tramitam dezenas de projetos de lei para implantação de novas disciplinas. Neste mês de março, o Banco de Redações os convida a refletir sobre o currículo escolar atual e o que poderia ser mudado, com o tema "Reforma no currículo escolar". O que você gostaria de estudar, se tivesse essa escolha? Quais disciplinas são importantes para a formação dos estudantes e por quê? O currículo atual deixa a desejar? Defenda seu ponto de vista sobre o assunto em um texto claro e convincente.
Para realizar a proposta, você deverá construir uma DISSERTAÇÃO, demonstrar domínio da norma culta da língua, mobilizar diversas áreas do conhecimento, ou seja, seu conhecimento de mundo, para desenvolver o tema, respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, você deve levar em consideração os textos apresentados na coletânea e, de preferência, aprofundar a pesquisa sobre o assunto através de outros meios, levantar os principais argumentos e realizar uma crítica análise dos mesmos, deixando claro seu posicionamento diante do tema na conclusão do texto.
Veja como fazer uma boa dissertação e conheça também as características deste gênero textual.
Seu texto deverá apresentar entre 15 e 30 linhas (fonte times 12 em documento normal do Word).
O sistema de envio de redações mudou. Veja como funciona o novo Banco de Redações.
Cronograma para envio de redações:
1º período para envio: 03 a 07 de março
2º período: 09 a 13 de março
3º período: 16 a 20 de março
Correções: a partir de 3 de abril
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Não sabe como começar seu texto? Então confira algumas dicas aqui, aqui e aqui.
Coletânea
"O novo ministro da educação, Cid Gomes, afirmou que prevê a implantação de um novo currículo para a educação básica "num prazo de dois anos". Ele defendeu a criação de um currículo básico único para as etapas do ensino fundamental e médio. Mas, no último caso, características regionais poderiam motivar variações do conteúdo ensinado em sala de aula." [ Folha de São Paulo - leia na íntegra]
Uma grade curricular "engessada, rígida e antiquada" é outra receita infalível de fracasso. O formato desmotiva os estudantes, que, por volta dos 15 anos, já sentem florescer competências, preferências e sonhos - além, é claro, de incompatibilidades, aversões e pesadelos. Assim, apesar de cultivarem interesse por áreas específicas do conhecimento, ainda são obrigados a enfrentar um curso sem variações, cujo currículo é igualmente aplicado a todos. "São muitas áreas, e todas abordadas superficialmente. O aluno, então, aprende à base de memorização, repetindo o que o professor fala", diz Schwartzman. "Não surpreende que tantos desistam. É preciso oferecer algo que pareça e de fato seja útil a esse jovem." [ Veja - Leia na íntegra]
"Aulas de direito constitucional, noções do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e reforço dos valores morais e cívicos da sociedade. Esses assuntos devem ser obrigatoriamente tratados em sala de aula, de acordo com projeto de lei apresentado pelo deputado federal Romário (PSB-RJ). A proposta de Romário é alterar a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e reformar o currículo escolar dos ensinos fundamental e médio para incluir a disciplina "constitucional"." [Portal R7.com - leia na íntegra]
Redações corrigidas