O Brasil, um país com grande extensão de terras, também possui grandes diversidades culturais. São 5 macrorregiões tentando agrupar as semelhaças, mas mesmo assim, não é totalmente perfeito. Onde há muitas culturas diferentes(,) dificulta-se o estabelecimente de normas padrão para todas, o que acontece com o currículo escolar.
A situação educacional do país passa por precariedade, principalmente nas regiões mais pobres, sendo difícil manter um currículo muito extraordinário. Os alunos, por natureza, não possuem muito gosto por frequentar escolas, com uma grade de disciplinas que não interessam a eles a situação tende a piorar.
As informações recebidas na escola devem fazer parte do cotiadiano dos jovens, não há interesse em aprender algo que nunca vai usar. Em cada região tem há um tipo de cultura que prevalece e deveria portanto ter mais ênfase. Em um ensino básico o melhor é não lotar de informações desnecessárias e supérfluas, mas sim, ensinar apenas o necessário, mas com qualidade.
Essas medidas resultariam em um melhor índice de educação para o país, diminuindo o número de analfabetos e abandonantes desistentes das escolas. Uma mudança no currículo escolar deve acontecer para trazer medidas que melhorem o ensino, e acima de tudo, considerado o mais importante, diminuir a ignorância das pessoas.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica. No entanto é possível explorar melhor os elementos da coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |