Reforma no currículo escolar ou no sistema escolar? - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 16/03/2015

Status:

Corrigida
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            A reforma no currículo escolar brasileiro vem gerando grande repercussão desde meados de setembro de 2014, a partir de algumas palavras proferidas pela então presidente da República, Dilma Rousseff, em entrevista ao Bom dia Brasil, no dia 22 de setembro deste mesmo ano.

            Em janeiro de 2015, o assunto voltou a ser discutido por iniciativa do novo ministro da educação, Cid Gomes, que também prevê a reforma no currículo escolar, em especial para o nível médio. Porém, existem pontos que precisam ser observados. A reforma deve atingir mudanças significativas no sistema de ensino.

            Desta forma, se faz necessário atuar no foco, na raiz do problema: com a contratação de mais professores; melhor remuneração; escolas bem equipadas; com infra-estrutura infraestrutura e extinção do desvio de função e sobrecarga destes profissionais, que muitas vezes são obrigados a aplicarem várias disciplinas, fora do escopo de formação.

            Por conseguinte, depois de observados e corrigidos os pontos levantados anteriormente, consegue-se perceber a relevância que a reforma no currículo escolar pode gerar, ter com a combinação, inclusão ou exclusão de disciplinas, desde que levado levada em consideração a autonomia dos professores e alunos, sendo o segundo, de acordo com suas aptidões e interesses. 

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação e à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino).

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente