A reforma no currículo escolar brasileiro vem gerando grande repercussão desde meados de setembro de 2014, a partir de algumas palavras proferidas pela então presidente da República, Dilma Rousseff, em entrevista ao Bom dia Brasil, no dia 22 de setembro deste mesmo ano.
Em janeiro de 2015, o assunto voltou a ser discutido por iniciativa do novo ministro da educação, Cid Gomes, que também prevê a reforma no currículo escolar, em especial para o nível médio. Porém, existem pontos que precisam ser observados. A reforma deve atingir mudanças significativas no sistema de ensino.
Desta forma, se faz necessário atuar no foco, na raiz do problema: com a contratação de mais professores; melhor remuneração; escolas bem equipadas; com infra-estrutura infraestrutura e extinção do desvio de função e sobrecarga destes profissionais, que muitas vezes são obrigados a aplicarem várias disciplinas, fora do escopo de formação.
Por conseguinte, depois de observados e corrigidos os pontos levantados anteriormente, consegue-se perceber a relevância que a reforma no currículo escolar pode gerar, ter com a combinação, inclusão ou exclusão de disciplinas, desde que levado levada em consideração a autonomia dos professores e alunos, sendo o segundo, de acordo com suas aptidões e interesses.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação e à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |