Por um futuro melhor - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 10/03/2015

Status:

Corrigida
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Um dos maiores problemas do Brasil atualmente é a educação, que notoriamente deixa a desejar em vários aspectos, dentre eles as péssimas condições das escolas pública, da merenda escolar, a falta de professores e , principalmente(,) o currículo escolar. Este vem causando desinteresse por parte dos alunos, que tornam-se cada vez mais distantes das escolas e(,) consequentemente(,) da educação.

Os jovens estudantes de ensino fundamental e médio já não se satisfazem mais com o "atual" currículo escolar, que na verdade está ultrapassado diante de todos os avanços tecnológicos e mudanças gerais ocorridas nos útimos tempos.É preciso algo mais interativo durante as aulas para recuperar o interesse e prender a atenção dos alunos, que perante as atuais condições optam por utilizar o celular, tablets e outros aparelhos eletrônicos durante o período letivo, assim comprometendo o próprio desempenho.

Incrementar disciplinas ao atual currículo também é necessário, já que diversas matérias que não pertencem à grade curricular seriam extremamente úteis no processo de formação da criança e do adolescente, como por exemplo a Educação Moral e cívica, que  foi abordada na época do militarismo.

Portanto, em pleno século XXI é evidente a necessidade de uma reforma no currículo escolar do estudante brasileiro.O novo currículo deve conter a incrementação de novas disciplinas, como Libras, voltando-se para a inclusão no país, e a Educação Moral e Cívica já citada, além da permanência de Sociologia e Filosofia, que são essenciais na construção da opinião e poder crítico do aluno.Lousas digitais, computadores, laboratórios e quadra poliesportiva devem estar presentes no dia a dia do mesmo, para tornar o ambiente interativo. Com essas medidas seria possível recuperar o interesse dos estudantes e aumentar significativamente a qualidade de ensino no país.

Comentários do corretor


Atenção à concordância de número (singular e plural) e à pontuação.

O texto aborda o tema proposto de forma objetiva, coerente e crítica.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente