Um dos maiores problemas do Brasil atualmente é a educação, que notoriamente deixa a desejar em vários aspectos, dentre eles as péssimas condições das escolas pública, da merenda escolar, a falta de professores e , principalmente(,) o currículo escolar. Este vem causando desinteresse por parte dos alunos, que tornam-se cada vez mais distantes das escolas e(,) consequentemente(,) da educação.
Os jovens estudantes de ensino fundamental e médio já não se satisfazem mais com o "atual" currículo escolar, que na verdade está ultrapassado diante de todos os avanços tecnológicos e mudanças gerais ocorridas nos útimos tempos.É preciso algo mais interativo durante as aulas para recuperar o interesse e prender a atenção dos alunos, que perante as atuais condições optam por utilizar o celular, tablets e outros aparelhos eletrônicos durante o período letivo, assim comprometendo o próprio desempenho.
Incrementar disciplinas ao atual currículo também é necessário, já que diversas matérias que não pertencem à grade curricular seriam extremamente úteis no processo de formação da criança e do adolescente, como por exemplo a Educação Moral e cívica, que foi abordada na época do militarismo.
Portanto, em pleno século XXI é evidente a necessidade de uma reforma no currículo escolar do estudante brasileiro.O novo currículo deve conter a incrementação de novas disciplinas, como Libras, voltando-se para a inclusão no país, e a Educação Moral e Cívica já citada, além da permanência de Sociologia e Filosofia, que são essenciais na construção da opinião e poder crítico do aluno.Lousas digitais, computadores, laboratórios e quadra poliesportiva devem estar presentes no dia a dia do mesmo, para tornar o ambiente interativo. Com essas medidas seria possível recuperar o interesse dos estudantes e aumentar significativamente a qualidade de ensino no país.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número (singular e plural) e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |