O currículo escolar, documento comprobatório onde indica o nível de escolaridade de determinado aluno, já sofreu e pode sofrer algumas mudanças, como a possível inclusão de novas disciplinas.
Será que a reforma do currículo irá ajudar os alunos de alguma forma? Provavelmente não, é difícil de compreender as diversas alterações que a educação realizou durante todos esses anos, uma delas ocorru no ensino fundamental, onde as antigas séries foram substituídas pelos anos. O mesmo pode acontecer com o currículo, mas qual sería o sentido de mudar um histórico escolar? Talvés Talvez obteríamos novas informações. Mas será que isso ajudaria no nível de aproveitamento, no aprendizado dos alunos? Em partes sim, sabemos que a inclusão de novos assuntos, de novas áreas de conhecimento ajudaria a aumentar o grau de conhecimento dos educandos, mas para isso fazer parte do cotidiano escolar, bastaria, inserir os novos conteúdos em matérias existentes, isso evitaria o transtorno da alteração estrutural do documento e não afetaria o psicológico do aluno, com o surgimento de uma nova matéria, algumas vezes ocasionando as desistências escolares, que é bastante comum são bastante comuns em escolas públicas.
O que deve haver é uma mudança na seleção de profissionais da rede pública de ensino, onde o que geralmente possuei acarreta uma deficiência no nível de aprendizado dos alunos.
Portanto, sabemos que a reforma do currículo escolar é desnecessária, sendo nescessário o investimento do governo federal na formação de professores, e desta forma passar a exigir a contratação apenas de profissionais capacitados para que o ensino público brasileiro, seja de qualidade, pois na educação o que importa não é a quantidade de disciplinas e sim a qualidade (com) em que os assuntos existentes nelas são repassados.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), à pontuação, ao uso devido de preposições e pronomes relativos e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva, crítica e coerente. No entanto é possível desenvolver uma argumentação que dê mais embasamento ao seu ponto de vista.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |