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Reforma no currículo escolar

Enviada em: 09/03/2015

Status:

Corrigida
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Doze matérias, incluindo matemática, química e física, para alguém que já decidiu seguir na área de humanas, pode ser um pouco cansativo, assim como acontece com outras matérias caso a decisão for seguir exatas ou biológicas. Matéria nenhuma deve ser totalmente descartada, porém, elas deviam ser aprendidas de acordo com o interesse do aluno.

Não há dúvidas de que faltam na grade escolar, matérias de essencial importância para a formação social. Assuntos, como política e economia, por exemplo. Mesmo que nada aprendido nessas matérias sejam usados no futuro cargo do aluno, o aprendizado sobre tais se tornaria algo para a vida. Ou alguma pessoa já se arrependeu por entender o que acontece com seu país?

A reforma do currículo escolar deve sim acontecer, se o intuito for haver melhor rendimento em sala de aula. Separar os alunos de acordo com a área que eles pretendem seguir é uma escolha que os adiantaria significantemente em relação ao curso.

Porém, não devemos ver a sobrecarga no currículo escolar como a única causadora do desinteresse dos estudantes. O desenvolvimento na educação, como, por exemplo, uma boa estrutura e maior valorização dos docentes, iria fazer com que os alunos se sentissem importantes para a sociedade, que é o que eles são. A partir disso, a reforma no currículo escolar seria uma atração a mais a eles e não a única solução para obter o interesse dos jovens.

Comentários do corretor


Atenção à concordância de número (singular e plural) e à pontuação.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente