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Reforma no currículo escolar

Enviada em: 03/03/2015

Status:

Corrigida
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A organização do currículo escolar tornou-se necessária, devido ao surgimento da escolarização em massa, precisando então estabelecer uma padronização do conhecimento a ser ensinado. Entretanto, essa grade curricular não é estática, pelo contrário, continua sendo construída em funções função de mudanças.

Nesse ano, a presidente Dilma anunciou que deseja realizar reformas nos currículos escolares por estar insatisfeita com a qualidade do ensino brasileiro. Para melhorar a educação no Brasil pode-se valer como exemplo os países europeus, onde no ensino fundamental são estudadas todas as matérias e no ensino médio o aluno opta por determinada área específica, na qual tem mais aptidão, aprofundando conhecimentos de seu interesse. Assim sendo, o aluno iria para a faculdade com uma base muito maior, tornando-se uma mão de obra mais qualificada para o mercado.

Infelizmente, o currículo atual ainda é falho e conteudista, já que foca mais na explicação da matéria que no despertar do gosto pelo conhecimento, sendo a sala de aula um lugar mais objetivo e menos dinâmico. Ademais, poderiam ser adicionadas à grade curricular do ensino fundamental aulas que incentivassem a memória, como aulas de música ou ainda de atualidades(,) conectando o aluno com o mundo. Percebe-se que a solução para a melhoria do ensino brasileiro não está apenas nas mudanças nos currículos. É preciso também melhorar a qualidade do ensino público e a qualificação dos professores. Entretanto, dependendo das reformas propostas, a educação poderá dar um grande salto.

Em suma, é necessário que haja transformação na organização curricular atual, já que possui quantidades demasiadas de matérias, em grande parte inútil inúteis para o futuro do aluno. Além disso, a adoção de ideias estrangeiras, como as da Europa(,) podem também ser uma solução para a melhoria do ensino brasileiro.

Comentários do corretor


Atenção ao emprego de singular e plural e ao uso da vírgula.

O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem aprofundar a discussão em alguns dos tópicos que foram meramente citados. A conclusão também deixa a desejar neste quesito. Leia mais e desenvolva um texto mais abrangente e crítico.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente