O currículo escolar brasileiro é bom mas precisa melhorar - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 04/03/2015

Status:

Corrigida
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    No decorrer dos anos o currículo escolar brasileiro sofreu modificações muito favoráveis para o aprendizado dos jovens. Mas, para ser considerado um currículo exemplar, ainda é preciso sofrer muitas mudanças que estimulem totalmente a sociedade escolar, não apenas os alunos. Com isso, o novo ministro da Educação Cid Gomes visa um novo currículo escolar em um período de elaboração de dois anos. No entanto, que mudanças o que o novo currículo precisaria ter?

    Tendo em vista o currículo atual que traz grande insatisfação para boa parte dos estudantes, é necessário buscar mudanças efetivas que tragam aos alunos aquela vontade instigante pelo conhecimento. Afinal(,) como diria Ragan                 ( Bibliotecário e matemático indiano) "Currículos são todas as experiências dos alunos, que são aceitas pela escola como responsabilidade própria".

    Portanto, com novas metodologias os educandos sentiriam o prazer de estudar e não a obrigação de fazer isso. Muitos deles não gostam de determinadas matérias mas precisam estudá-las para para garantir a aprovação no final do ano letivo(,) e sem esquecer dos exames extracurriculares(,) como é o caso dos vestibulares que exigem conhecimento em todas as matérias. Provavelmente os alunos gostariam de aprender mais sobre sua região, diferentes culturas(,) mas sem esquecer da necessidade de aprender sobre seus direitos e deveres(,) como é o caso do Estatuto da Criança e do Adolescente.

    Levando-se em conta esses aspectos, consta-se que o currículo escolar precisa de mudanças que estimulem o educando. É possível então aplicar o método de permitir que o aluno possa escolher a matéria de língua estrangeira que tem mais afinidade, já que no  vestibular ele vai escolher apenas uma, isso daria autonomia ao aluno. A aplicação do aprofundamento nos assuntos que dizem respeito a à região de cada escola durante o ensino fundamental e somento somente no ensino médio ampliar os horizontes para o âmbito nacional seria uma boa opção. Esse métodos já seriam bastante úteis útil para um melhor desenvolvimento escolar.

Comentários do corretor


Atenção à concordância de número (singular e plural), à pontuação, à grafia correta das palavras e ao uso da crase.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente