Quem pode fazer o Enem?

Prova pode ser feita por qualquer pessoa, mas notas para ingressar na universidade só podem ser utilizadas por quem concluiu o Ensino Médio.
Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a prova mais importante que existe no Brasil para os estudantes que sonham em conseguir uma vaga em instituições públicas de ensino superior. Além disso, com ele também é possível conseguir bolsas e financiamentos em faculdades particulares e ainda ingressar em dezenas de instituições de ensino em Portugal.

Saiba tudo sobre o Enem

Com isso, grande parte dos estudantes se dedica ao máximo nos estudos durante o Ensino Médio e, principalmente, no último ano, para tentar garantir um bom resultado na prova.

Mesmo o exame sendo muito conhecido pela maioria das pessoas, muitas dúvidas surgem a respeito de como ele é feito e sobre quem pode participar. Por isso, listamos as principais informações sobre quem pode fazer as provas do Enem. Confira!

Todas as pessoas podem fazer o Enem?

Apesar do Enem ser voltado para os estudantes que estão concluindo o Ensino Médio, ele pode ser feito por qualquer pessoa com condições de responder a prova, por qualquer faixa etária. 

Quando o exame se tornou o principal meio de ingresso nas universidades públicas do país, ele também passou a ser ainda mais procurado por pessoas que já concluíram o Ensino Médio.

Outra situação que também é dúvida para algumas pessoas é se estudantes que ainda não chegaram ao Ensino Médio podem se inscrever no Enem. Esses estudantes podem fazer as provas do Enem, mas não é recomendado, já que o exame aborda os conteúdos da base curricular do Ensino Médio, o que, normalmente, ainda não foi estudado nos anos anteriores. Com isso, o conselho é que os estudantes esperem para entrar no Ensino Médio e, aí sim, comecem a fazer a prova como treineiros, para já adquirir a experiência de como a prova é realizada.

Mais: Veja o que é um treineiro no Enem

Também é importante informar que o resultado do Enem só pode ser utilizado por aqueles que já concluíram ou vão concluir o Ensino Médio no ano da realização da prova.

Veja mais: Mitos e verdades sobre o Enem

Pessoas que necessitam de recursos de acessibilidade podem fazer o Enem?

O Enem também oferece recursos de acessibilidade para os participantes que possuem algum tipo de deficiência ou necessita de um atendimento específico durante a prova. Entenda como funciona:

  • Atendimento Especializado: para pessoas com surdo cegueira, deficiência auditiva, baixa visão, deficiência física, autismo, discalculia, cegueira, surdez, visão monocular, deficiência intelectual (mental), dislexia e déficit de atenção.
  • Atendimento Específico: para grávidas, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar, cujo processo formal de escolarização se dá no interior de instituição hospitalar, na condição de estudante internado para tratamento de saúde, o que não inclui pessoas internadas para realizar partos, cirurgias ou tratamentos esporádicos ou que trabalham no ambiente hospitalar.

Mais: Veja como solicitar os atendimentos especializados e específicos no Enem

O participante precisa informar, durante a inscrição, a sua condição e a necessidade de atendimento especializado ou específico. É desta maneira que o Inep irá providenciar as adaptações necessárias para a prova.

As regras de participação são iguais para o Enem Digital?

As provas digitais do Enem são aplicadas desde a edição de 2020. Essa modalidade de realização do exame é limitada aos 101.100 primeiros estudantes que optarem pela versão digital do Enem. Apenas quem terminou o ensino médio ou está no último poderá optar pela prova digital. 

Mais: Saiba tudo sobre o Enem Digital

Estrangeiros podem se inscrever no Enem?

As provas do Enem são aplicadas apenas em Língua Portuguesa e existem questões específicas de Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), mas participantes estrangeiros também podem se inscrever na prova, desde que possuam documento de identidade expedido pelo Ministério da Justiça ou carteira ou documento provisório de Registro Nacional Migratório.

Posso participar do Enem com o meu nome social?

O Enem oferece um período para os participantes travestis ou transexuais enviarem a documentação que comprove a condição de utilização de nome social. 

Mais: Saiba como solicitar o nome social no Enem

Para mais informações acesse a Página do Enem no Brasil Escola.