Para uma boa educação brasileira - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 09/03/2015

Status:

Corrigida
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Atualmente, o currículo escolar brasileiro é fraco e corrompido porque estudar está chato, não desperta interesses e não apresenta as necessidades do século XXI.

São muitas as áreas abordadas durante o ensino escolar, desmotivando o aluno, que apenas decora a fala do professor para tirar nota e depois esquece o que aprendeu. Estudar se torna uma coisa chata e cansativa porque são 13 matérias e nem todas de preferência para o jovem.

È tanta desmotivação que muitos estudantes repetem várias vezes a série ou abandonam os seus estudos. E quem continua e termina não aprende o suficiente para uma universidade ou mercado de trabalho.

Outra questão é a antiguidade do currículo escolar no país, que ainda está em meados do século XX, não apresentando algo útil para o jovem. Na Alemanha e  Estados Unidos, por exemplo, os estudantes podem escolher as matérias de acordo com seus interesses no futuro. No Brasil, é preciso flexibilizar as disciplinas, pôr fim no currículo único e acrescentar o ensino técnico junto ao ensino médio; além de ensinos sobre a sociedade,seus problemas e a política para tornar o aluno mais crítico, atendendo as às necessidades do século XXI.

Portanto, o curriculo escolar deve ser modernizado para atender as diretrizes da educação atual e deixar as aulas mais interessantes e melhores para os jovens bradileiros, dando oportunidades de escolhas de acordo com seu futuro profissional e preparando para o mercado de trabalho. Para tudo  isso, é preciso primeiramente qualificar, preparar e valorizar os professores para que estejam preparados para novas modalidades do ensino escolar. 

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras e ao uso da crase.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente