Atualmente, o currículo escolar brasileiro é fraco e corrompido porque estudar está chato, não desperta interesses e não apresenta as necessidades do século XXI.
São muitas as áreas abordadas durante o ensino escolar, desmotivando o aluno, que apenas decora a fala do professor para tirar nota e depois esquece o que aprendeu. Estudar se torna uma coisa chata e cansativa porque são 13 matérias e nem todas de preferência para o jovem.
È tanta desmotivação que muitos estudantes repetem várias vezes a série ou abandonam os seus estudos. E quem continua e termina não aprende o suficiente para uma universidade ou mercado de trabalho.
Outra questão é a antiguidade do currículo escolar no país, que ainda está em meados do século XX, não apresentando algo útil para o jovem. Na Alemanha e Estados Unidos, por exemplo, os estudantes podem escolher as matérias de acordo com seus interesses no futuro. No Brasil, é preciso flexibilizar as disciplinas, pôr fim no currículo único e acrescentar o ensino técnico junto ao ensino médio; além de ensinos sobre a sociedade,seus problemas e a política para tornar o aluno mais crítico, atendendo as às necessidades do século XXI.
Portanto, o curriculo escolar deve ser modernizado para atender as diretrizes da educação atual e deixar as aulas mais interessantes e melhores para os jovens bradileiros, dando oportunidades de escolhas de acordo com seu futuro profissional e preparando para o mercado de trabalho. Para tudo isso, é preciso primeiramente qualificar, preparar e valorizar os professores para que estejam preparados para novas modalidades do ensino escolar.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras e ao uso da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |