Alfabetizaçao - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 16/03/2015

Status:

Corrigida
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A alfabetização é um direito de todos, podendo ser obtido através do sistema educativo, formado com um amplo agrupamento de disciplinas que tem uma base comum para o aprendizado e leva cerca de dezoito anos para concluir todos os períodos, (:) a educação infantil, ensino fundamental e médio. Nesses longos anos escolares o aluno é preparado para dominar conhecimentos mínimos necessários para exercer cidadania.

Segundo abordagens pedagógicas(,) a exploração do conhecimento é adquirida através do estudo interdisciplinar envolvendo áreas como exatas, humanas e biológicas(,) dando ao aluno capacidade de aprender e a raciocinar, (.) com isso, ele sai capacitado para o mercado de trabalho e por fim (pode) fazer parte da população economicamente ativa. Entretanto estudar toda uma grade curricular do ensino básico não fornece competência para inserção de um jovem na vida adulta realmente desejada, sendo necessário cursar o ensino superior. 

Logo, é plausível afirmar que a grade curricular básica tem uma metodologia com acúmulo de informações e uma carga horária excessiva(,) e ainda predomina certo distanciamento da escola em relação à vida dos jovens no mundo real dos adultos, pois muito conteúdo aprendido na esfera escolar se diferencia do mercado de trabalho. Assim(,) o ideal seria pensar em uma grade realmente básica, que explore mais os conceitos sociais, e estimule os alunos a se identificarem com sua área, preparar desejosos profissionais em um tempo relativamente menor.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à coesão das frases e a concordância de número (singular e plural).

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida. Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente