O Brasil presencia hoje uma crise educacional que reflete o aumento da evasão escolar e a formação de indivíduos inaptos a exercer seu papel como cidadãos. Isso resume a necessidade de reformas na educação pública, que proporcionem a tão pretendida revolução educacional no Brasil.A modificação no currículo escolar é um importante passo para essa conquista,no entanto,é preciso muito mais esforços para que essa evolução seja concretizada.
É evidente que a educação no Brasil encontra-se ultrapassada em relação ao nível de desenvolvimento informacional do mundo.As constantes modificações no mercado de trabalho,ou mesmo, a Revolução técnica técnico científica científico informacional ,proporcionada pelos meios de comunicação, exige que a educação de crianças , jovens e adolescentes seja voltada para a vida cotidiana ou prática, distanciando-se do ensino teórico que não proporciona ao aluno liberdade para que ele desvende o conhecimento através de experiências.
Nesse contexto,é possível afirmar que esse é o método mais eficaz para o aprendizado, pois admite aos alunos a percepção de um mundo real(,) possibilitando que os mesmos estudem com prazer e sem a necessidade de pressões psicológicas que ,muitas vezes, são realizadas pelos professores.Esses, quando não adaptados às transformações vividas por seus alunos, tendem a não transmitir o ensinamento de forma adequada.Isso traz transtornos para a sala de aula(,) que vão desde a indisciplina de alunos à desmotivação e desvalorização do trabalho desse profissional, o que leva-os a tomar atitudes grotescas em sala de aula*, instalando o caos na educação pública.
Pode-se dizer,portanto,que a exclusão ou inclusão de matérias no currículo escolar ,desde que voltadas para o ensino dinâmico de conteúdos,é importante,porém,mais que isso, é necessário investir na qualificação de professores para que esses possam efetivar a reforma no ensino pretendida por essa modificação.Dessa forma, garantir o bom repasse de conteúdos aos alunos é investir em melhoria de salários para os professores e também reduzir a carga horária de trabalho desses profissionais.Além disso, é preciso oferecer cursos de especializações especialização de forma constante e gratuita,afinal,bons cidadãos surgem de bons professores.
Comentários do corretor
* Evite a repetição de termos em um curto intervalo no texto.
Atenção à concordância de número (singular e plural), à concordância de gênero (masculino e feminino) e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, coerente e crítica. Procure, no entanto, ser um pouco mais objetivo ao desenvolver seu raciocínio.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |