A necessidade de Reforma no Currículo Escolar - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 07/03/2015

Status:

Corrigida
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         Currículo escolar é o conjunto de matérias a serem ministradas em determinado curso ou grau de ensino.No Brasil, este grupo de conteúdos é ensinado de forma rígida, o que acaba gerando desinteresse e desistência por parte dos alunos. É necessária uma mudança no Ensino Médio no sentido de dar alternativas aos alunos quanto a matéria a ser estudada. Já no Ensino fundamental deveria se agregar algumas matérias importantes deixadas de lado.

          No Ensino Médio  deveria haver ao menos três opções de grade de matérias . Todas voltadas ao grau de interesse dos alunos quanto ao curso que seguirão carreira. Essas opções poderiam ser em relação às áreas Humanas, Biológicas ou Exatas. Se o aluno tivesse um certo grau de interesse por cursar uma faculdade voltada para as áreas Biológicas poderia optar por se aprofundar nestes assuntos no Ensino Médio.

          Quanto ao Ensino fundamental, é necessário ensinar algumas matérias como Direito Constitucional, do Consumidor, e matérias relacionadas ao Empreendedorismo. São exemplos de conteúdos mínimos que todo cidadão brasileiro deveria saber desde tenra idade.

          Assim, é notório que é necessária uma mudança no currículo escolar ministrado nas escolas brasileiras. No Ensino Médio poder-se-ia deixar ao critérios dos alunos à a escolha sobre quais  matérias eles querem estudar dentro de um rol de opções.Quanto ao Ensino fundamental, novas matérias como Direito do Consumidor, Direito Constitucional devem ser ensinadas. Desta forma, teremos cidadãos mais informados.

Comentários do corretor


Atenção ao uso da crase.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente