Parâmetros educacionais para a vida - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 09/03/2015

Status:

Corrigida
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A educação escolar ao decorrer da história vem sofrendo mudanças, sendo norteada a oferecer novas áreas do conhecimento no seu currículo. Tais interferências são influenciadas pelo momento sócio-político que uma sociedade possa estar vivendo.

À exemplo da disciplina “Educação moral e cívica”, utilizada nas escolas no período do regime militar brasileiro (1964-1985), muitas disciplinas ao longo do tempo nascem ou são extintas devido às necessidades de cada período. No cenário atual do País, discute-se a possibilidade de abranger o conhecimento escolar em quatro áreas interdisciplinares, objetivadas para a inserção dos estudantes brasileiros na universidade através do ENEM.

 A realidade, no entanto, está bem longe desses diálogos. A juventude brasileira, que é formada por 19,6% de jovens que não estudam nem trabalham (alcunhados de “nem-nem”), mostra o ineficaz  modelo de ensino operante. Com frequência, jovens questionam o motivo pelo qual são levados a conhecer tantas áreas, sendo que poucas lhe são de interesse para a prática. Todavia, sendo a principal forma de comunicação e a maneira pela qual se lida com dados quantificados, obviamente os estudos da língua e da matemática, respectivamente, não devem ser excluídos das grades curriculares da escola.

As disciplinas aplicadas no Ensino Médio, que são orientadas no sentido de conduzir o aluno ao Ensino Superior não oferecem outra opção a quem tem a preferência pela continuidade dos estudos através dos cursos técnicos. Além de ter que participar das aulas do ensino básico, o estudante que faz esta escolha precisa se dedicar a diversas disciplinas do outro curso vigente, muitas vezes de pouca correlação. Todavia, uma proposta de educação empreendedora tem de ser revista, já que a problemática da geração “nem-nem” consiste no desprover de habilidades de como fazer e exatamente o que com o conhecimento.

A sociedade precisa atentar a à opção de estudo de  disciplinas de interesse particular do aluno, além da língua materna e da matemática. É democrático aos estudantes, sem que lhes resulte na exclusão do mercado e do meio social, taxando-os como “nem” sendo o presente “nem” o futuro.

Comentários do corretor


Atenção ao uso da crase.

Bom texto. Aborda o tema de forma clara, objetiva, crítica e coerente.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente