O novo ministro da Educação tomou posse recentemente e tivemos teve um discurso bastante animado que levantou questões novas e antigas: Provas do Enem online, mais escolas em tempo integral, reforma do currículo escolar e etc. Surgiram acaloradas discussões pelas mídias, apesar de tamanha lavareda os temas refletem uma única coisa(:) é hora de mudança na educação média e básica.
Temos hoje no Brasil um modelo antiquado de ensino o qual perdura por décadas, (.) a educação(,) como qualquer ramo de estudo, está em constante mudança e adaptação. Com o passar dos anos já tivemos matérias modificadas, incluídas e excluídas da grade escolar, infelizmente essas mudanças não ocorrem em uma velocidade que acompanha o ritmo que realmente precisamos. Apenas incluir matérias ou modernizar alguma disciplina, como alguns projetos que tramitam no Congresso Nacional sugerem, é apenas paliativo(,) não uma solução ideal para o problema.
Fazem-se necessárias pesquisas de novos métodos para que nossos jovens entrem mais confiantes e motivados e saiam realmente preparados tanto para o mercado de trabalho tanto quanto para prosseguirem no próximo nível acadêmico, uma situação que não temos no modelo de hoje. E É importante que sejam discutidos nos meios competentes e de interesse para adequarmo-nos aos novos tempos. Cid Gomes fala em dois anos para a implantação de um novo currículo para a educação, tempo relativamente curto se comparado a anos de estagnação. O modelo mais moderno da prova do Enem dividido em áreas de conhecimento pode ser um começo ou uma saída rápida, mas deve ser amadurecida.
Contudo é urgente uma nova grade escolar adequada ao século XXI, esse é um processo lento e essa situação só será resolvida com uma ação conjunta entre Governo, profissionais da área e estudantes, levado com seriedade e muito esforço de todos. Necessitamos de um reforma que realmente nos atualize com as demandas do nosso país no novo século e no mundo globalizado.
Comentários do corretor
Atenção à concordância verbal e à pontuação.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |