Hora de mudança - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 09/03/2015

Status:

Corrigida
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          O novo ministro da Educação tomou posse recentemente e tivemos teve um discurso bastante animado que levantou questões novas e antigas: Provas do Enem online, mais escolas em tempo integral, reforma do currículo escolar e etc. Surgiram acaloradas discussões pelas mídias, apesar de tamanha lavareda os temas refletem uma única coisa(:) é hora de mudança na educação média e básica.

          Temos hoje no Brasil um modelo antiquado de ensino o qual perdura por décadas, (.) a educação(,) como qualquer ramo de estudo, está em constante mudança e adaptação. Com o passar dos anos já tivemos matérias modificadas, incluídas e excluídas da grade escolar, infelizmente essas mudanças não ocorrem em uma velocidade que acompanha o ritmo que realmente precisamos. Apenas incluir matérias ou modernizar alguma disciplina, como alguns projetos que tramitam no Congresso Nacional sugerem, é apenas paliativo(,) não uma solução ideal para o problema.

           Fazem-se necessárias pesquisas de novos métodos para que nossos jovens entrem mais confiantes e motivados e saiam realmente preparados tanto para o mercado de trabalho tanto quanto para prosseguirem no próximo nível acadêmico, uma situação que não temos no modelo de hoje. E É importante que sejam discutidos nos meios competentes e de interesse para adequarmo-nos aos novos tempos. Cid Gomes fala em dois anos para a implantação de um novo currículo para a educação, tempo relativamente curto se comparado a anos de estagnação. O modelo mais moderno da prova do Enem dividido em áreas de conhecimento pode ser um começo ou uma saída rápida, mas deve ser amadurecida.

          Contudo é urgente uma nova grade escolar adequada ao século XXI, esse é um processo lento e essa situação só será resolvida com uma ação conjunta entre Governo, profissionais da área e estudantes, levado com seriedade e muito esforço de todos. Necessitamos de um reforma que realmente nos atualize com as demandas do nosso país no novo século e no mundo globalizado.

Comentários do corretor


Atenção à concordância verbal e à pontuação.

Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente