Bolsa de estudo no Brasil para estrangeiros

PEC-G oferece bolsas de estudo para jovens de países em desenvolvimento, como Angola e Moçambique.
Por Adriano Lesme

estudantes pretos, pardos e brancos
PEC-G é muito procurado por estudantes de países africanos
Crédito da Imagem: Daniel M Erst / Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Este texto é direcionado aos milhares de usuários estrangeiros que acessam o Brasil Escola todos os dias, principalmente pelo interesse em estudar no Brasil. A maioria é natural de países africanos que têm o português como língua oficial, como Angola e Moçambique, mas também é comum que naturais dos demais países sul-americanos busquem a formação superior nas universidades brasileiras.

A maneira mais comum dos estrangeiros conseguirem vaga em universidades brasileiras sem a necessidade do vestibular tradicional ou Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) do Ministério da Educação (MEC).

O PEC-G concede bolsas de estudo no Brasil para estrangeiros com idade entre 18 e 23 anos, com ensino médio completo. Os candidatos devem ser cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. 

Tópicos deste artigo

Países participantes do PEC-G

África: África do Sul, Angola, Argélia, Benin, Botsuana, Burkina Faso, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Egito, Etiópia, Gabão, Gana, Guiné Equatorial, Mali, Marrocos, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Quênia, República do Congo, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, Senegal, Tanzânia, Togo, Tunísia e Zâmbia.

América do Norte e Central: Antígua e Barbuda, Barbados, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, República Dominicana e Trinidad e Tobago.

América do Sul: Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela e Uruguai.

Ásia: China, Coreia do Sul, Índia, Irã, Líbano, Paquistão, Síria, Tailândia e Timor Leste.

Europa: Armênia, Bulgária, Hungria, Macedonia do Norte, Polônia, Turquia.

Requisitos para estudar no Brasil

O interessado deve provar que é capaz de custear suas despesas no Brasil, ter certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente e proficiência em língua portuguesa, no caso dos alunos de nações que não fazem parte da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Inscrições PEC-G

O processo seletivo do PEC-G é realizado anualmente, com inscrições no final do primeiro semestre, nas missões diplomáticas brasileiras ou repartições consulares. Na inscrição, é necessário apresentar histórico escolar e Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Os candidatos de países que não aplicam  o Celpe-Bras, após a Seleção do PEC-G, serão submetidos ao curso de português do Celpe-Bras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Inscrições PEC-G 2023: inscrições até 5 de agosto de 2022

A seleção do PEC-G é rigorosa e realizada por docentes e técnicos das instituições de ensino superior (IES) brasileiras participantes do programa. Eles analisam o histórico escolar do candidato e adequação do currículo do ensino médio ao(s) curso(s) de graduação pretendido(s). O resultado é divulgado em dezembro.

Os estrangeiros selecionados pelo PEC-G, principalmente os oriundos de países africanos, também podem concorrer a uma bolsa no valor de um salário mínimo. O Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes) visa cooperar para a manutenção dos estudantes durante o curso, já que muitos vêm de países pobres. Os interessados devem estar regularmente matriculados em universidade credenciada do PEC-G e ter bom desempenho acadêmico.

Mais informações no sítio do PEC-G, pelo e-mail pecg@mec.gov.br ou, ainda, telefone (61) 2022-8177 (o código do Brasil é 55).

Manual do Estudante - versão em português

Manual del Estudiante - versión en español

Student's Handbook - english version

Manuel de l'étudiant - version Française

Unila e Unilab

Em 2010, foram criadas duas universidades federais voltadas para a integração de alunos brasileiros e estrangeiros: a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

A Unila oferece vagas para estudantes de todos os países da América do Sul, com exceção das Guianas, por questão do idioma. A seleção dos estudantes estrangeiros é realizada pelo respectivo Ministério da Educação ou órgão correlato dos seus países.

A Unilab possui parceria com Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Os estudantes desses países devem se inscrever no vestibular, pelo sítio da Unilab, e entregar os documentos exigidos na Embaixada do Brasil localizada em seu país.