- Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 16/03/2015

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em pleno século XXI, o Brasil se encontra em uma situação delicada no que que diz respeito ao seu modelo curricular nas escolas. O governo quer adotar uma flexibilização disciplinar e um agrupamento das várias matérias com o intuito de evitar a evasão escolar. Entretanto, os professores ainda estão despreparados para assumir uma mudança tão radical, sendo necessário um estudo aprofundado sobre o assunto.

No Brasil os índices de desistência dos alunos(,) principalmente nas redes públicas de ensino(,) estão altos, (.) falta estímulo tanto aos alunos quanto aos professores que são mal remunerados. Uma das ideias para evitar a evasão desses alunos, seria a opção de escolha de suas matérias preferidas, assim eles teriam um interesse maior em permanecer na escola(,) além de exercerem suas habilidades. Contudo, os estudantes teriam de escolher no máximo cinco matérias(,) sendo português e matemática obrigatórias. Esse modelo já existe na Inglaterra(,) assim como em vários outros países.

Segundo uma proposta do MEC juntamente com o governo, a grade curricular do ensino médio(,) por exemplo(,) contempla doze matérias que são abordadas de maneira superficial, (.) Segundo uma proposta do MEC juntamente com o governo,a solução seria a junção dessas disciplinas em quatro áreas de conhecimento, (:) (linguagens e códigos, ciências humanas, ciências naturais e matemática) (,) assim como no ENEM. Todavia, isso exigiria a formação de professores polivalentes para ministrar essas aulas, e isso exigiria tempo e um empenho maior dos mestres, porque teriam que se especializar em várias áreas do saber, sendo uma tarefa difícil a curto prazo(,) como o de dois anos anunciado pelo ministro da Educação.

Por fim, um debate com professores, diretores, acadêmicos, alunos e pais em conjunto com a sociedade deve ser promovido pelo governo nas escolas e na mídia, onde todos possam opinar e entrarem em um acordo comum para uma melhor solução e mudança dessa grade curricular rígida, fazendo com que o aluno aprenda algo de útil para levar para sua formação e se tornar um cidadão participativo na sua comunidade e no seu país. 

Comentários do corretor


Atenção à pontuação(,) e à concordância de número (singular e plural) e à coesão e objetividade nas frases.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente