Vivemos em um sistema educacional que valoriza o conhecimento meramente informativo do indivíduo. Dessa maneira a adoção de reformas no currículo escolar no que se diz respeito a à interdisciplinaridade dos conteúdos e o aperfeiçoamento de matérias que instiguem o caráter reflexivo do estudante, em sua formação intelectual, se faz interessante e primordial para o seu sucesso no mercado de trabalho.
Pois, a existência de matérias como história, sociologia e filosofia são extremamente necessárias para a formação da cidadania e do senso crítico do indivíduo. É a partir delas que podemos atentar para o mundo de outra maneira. Livres da alienação propiciada pelo sistema capitalista.
A formação de docentes especializados na educação moral e formativa do juvenil jovem, juntamente com uma infraestrutura moderna e abrangente das escolas, certamente provocara uma maior participação dos jovens no meio escolar. A interdisciplinaridade dos conteúdos levando o desenvolvimento do raciocínio lógico do estudante e uma atualização constante dos aspectos sociais, políticos e históricos do brasil Brasil e do mundo, certamente são propostas que agirão como soluções para a defasagem do sistema educacional brasileiro.
Diante dos aspectos mencionados, é necessário que se desenvolva uma educação que valorize a igualdade social e a pluralidade étnico-racial. A introdução do conhecimento de forma dinâmica e moderna no âmbito escolar, que certamente levará o jovem estudante a catalizar grandes mudanças em nossa sociedade.
Comentários do corretor
Atenção ao uso do "se", ao uso da crase, à grafia das palavras e à pontuação.
Bom texto! Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, simples e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |