Educação : Essencialmente formativa ou somativa ? - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 17/03/2015

Status:

Corrigida
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         Vivemos em um sistema educacional que valoriza o conhecimento meramente informativo do indivíduo. Dessa maneira a adoção de reformas no currículo escolar no que se diz respeito a à interdisciplinaridade dos conteúdos e o aperfeiçoamento de matérias que instiguem o caráter reflexivo do estudante, em sua formação intelectual, se faz interessante e primordial para o seu sucesso no mercado de trabalho.
       Pois, a existência de matérias como história, sociologia e filosofia são extremamente necessárias para a formação da cidadania e do senso crítico do indivíduo. É a partir delas que podemos atentar para o mundo de outra maneira. Livres da alienação propiciada pelo sistema capitalista.
      A formação de docentes especializados na educação moral e formativa do juvenil jovem, juntamente com uma infraestrutura moderna e abrangente das escolas, certamente provocara  uma maior participação dos jovens no meio escolar. A interdisciplinaridade dos conteúdos levando o desenvolvimento do raciocínio lógico do estudante e uma atualização constante dos aspectos sociais, políticos e históricos do brasil Brasil e do mundo, certamente são propostas que agirão como soluções para a defasagem do sistema educacional brasileiro.
     Diante dos aspectos mencionados, é necessário que se desenvolva uma educação que valorize a igualdade social e a pluralidade étnico-racial. A introdução do conhecimento de forma dinâmica e moderna no âmbito escolar, que certamente levará o jovem estudante  a catalizar grandes mudanças em nossa sociedade.

Comentários do corretor


Atenção ao uso do "se", ao uso da crase, à grafia das palavras e à pontuação.

Bom texto! Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, simples e coerente.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente