Um país que é considerado desenvolvido, entre outros aspectos, deve conter uma estrutura firme, e nada mais abala abala mais todas as estruturas de uma nação do que uma educação pífia. O Brasil, que almeja buscar uma colocação entre os países desenvolvidos, ainda não está em uma posição de referência na educação, o que demonstra que o país tende a continuar estagnado enquanto não houver uma alteração no sistema de ensino brasileiro.
Recentemente, o Ministério da Educação, sob responsabilidade do ministro Cid Gomes, lançou a hipótese de alteração na grade curricular das escolas brasileiras, tendo em vista o aprimoramento educacional. A proposta, até então encarada como a solução para a equação que envolve o dilema tupiniquim, terá um prazo para seu estabelecimento, até porque, para que uma alteração curricular seja estabelecida(,) se faz necessário um levantamento das áreas pedagógicas mais necessitadas de melhora, para que assim, as decisões tomadas sejam corretas e de eficiência certa.
Uma pergunta que poderia surgir é: de onde se pode tirar a melhor referência de análise para diagnosticar as áreas do ensino mais carentes em aprendizado? Do Exame Nacional do Ensino Médio. O ENEM, além de servir como o passo de entrada para instituições superiores de ensino, tem como outra meta avaliar a média dos alunos em determinadas matérias. Em 2014, por exemplo, dados fornecidos pelo Ministério da Educação e Cultura, apontam que a média dos estudantes na matéria de matemática diminuiu em relação ao ano anterior, e muitos dos alunos que prestaram tiveram nota zero na redação, algo difícil de se interpretar.
Portanto, se avaliados os campos estudantis em que se tem menor índice de desenvolvimento através do ENEM, as decisões tomadas se apresentarão como uma efetiva melhora para o problema do desenvolvimento brasileiro. Outro aspecto, é cobrar uma decisão ativa por parte do governo nacional, para que a demora por melhora não faça (com) que os nobres estudantes busquem sozinhos a luz do conhecimento.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à coesão nas frases.
Bom texto. Faz uma análise clara, objetiva e crítica do tema proposto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |