Poderia ser algo novo? - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 11/03/2015

Status:

Corrigida
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Qual matéria você está pegando esse ano? Qual estudante que nunca ouviu essa pergunta? O currículo escolar é uma forma de determinar a grade de disciplinas que deveram deverão ser trabalhadas e estudadas em sala de aula durante o perdido período letivo(,) desde o ensino fundamental ao médio.

Com o passar dos anos ele sofre variações, como assuntos de sociologia, pois essa matéria depende do momento socioeconômico. Como todos sabem as matérias propriamente demandadas na matriz curricular sempre foram português, matemática, história(,) geografia, física(,) química(,) entre outras. Mas se fosse para implantar novas matérias(,) quais os estudantes escolheriam? O grande fator de ideias discutidas é que poderiam sim (ser aplicadas) aplicar novas disciplinas nos estudos.

Tornou-se monótono para os estudantes saber que entra ano letivo e sai ano letivo e são as mesmas disciplinas. Poderiam ser aplicadas matérias novas envolvendo a Constituição Federal (direito constitucional, civil, penal e do consumidor), técnicas comerciais, espanhol e inglês avançado, e técnicas de recreação(.)  elas podem contar de forma positiva para formação profissional dos indivíduos, pois são de grande valia para (o) crescimento e conhecimento no perfil profissional.

No site R7, o Deputado Federal Romário relata que(, de acordo) com seu projeto de lei apresentado(,) deveria ter haver aulas obrigatórias de direito constitucional, noções do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e reforço dos valores morais e cívicos da sociedade, porém seu projeto ainda não foi aprovado.

Enfim, uma significativa (reforma) de bastante ênfase seria investir nos estudantes para terem interesses nos estudos e não ver a escola como obrigação para um melhor futuro ou um presente desinteresse que o faça desistir dos estudos, (.) o governo deveria ter dar maior importância e da um foco de mudanças positivas quanto à grade curricular na educação, para melhor aprendizagem dos indivíduos.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à concordância verbal, à grafia correta das palavras e à coesão das frases.

O texto aborda o tema proposto, no entanto é possível fazer uma análise mais crítica e abrangente sobre o assunto, além de organizar o raciocínio de forma mais clara e objetiva.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente