Repensando a educação brasileira - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 05/03/2015

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A educação básica no Brasil é dividida em duas etapas: ensino fundamental, que se estende do 1° ao 9° ano, e ensino médio, que compreende os três últimos anos escolares. Ao concluir esta fase, subentende-se que o aluno está apto para ingressar no mercado de trabalho ou no ensino superior, porém não é o que acontece na maioria dos casos. Diante de tal fato, reformar o currículo escolar é uma questão que precisa ser discutida em nosso país.

Atualmente o currículo escolar é composto por disciplinas consideradas clássicas, como Língua Portuguesa, Matemática e Geografia, e por algumas que foram incorporadas mais recentemente, como Filosofia, Sociologia e língua estrangeira. Entretanto, nossa grade curricular não inclui aulas de informática, por exemplo, que é uma área cada vez mais requisitada no mercado de trabalho.

Sendo assim, reformar o currículo que serve de base para o ensino nas escolas brasileiras é uma medida necessária, mas que deve ser realizada simultaneamente com uma transformação na maneira em que ele é ensinado. Para que isso ocorra é preciso capacitar melhor os professores e as escolas com equipamentos e materiais didáticos que proporcionem aulas mais dinâmicas, ou seja, que despertem o interesse dos alunos. Outra proposta a ser discutida é a flexibilização das disciplinas no ensino médio com foco na profissão que o aluno pretende escolher.

A grade curricular das escolas são responsáveis é responsável pela formação intelectual, moral e ética dos cidadãos, logo todas as disciplinas ensinadas são importantes nesse processo. A reforma deve ser planejada juntamente com os professores, alunos e pais, através de debates, audiências públicas e troca de ideias entre redes pública e privada. O que não está funcionando precisa ser mudado e o que tem alcançado bons resultados, como as escolas em tempo integral, deve ser ampliado. Reformar o currículo escolar é a receita para um futuro melhor no Brasil.

Comentários do corretor


Atenção à concordância de número.

Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente