Até a metade do século passado, no Brasil, educação era uma coisa para quem possuía bastante dinheiro. Na era colonial, apenas a família real e alguns nobres possuíam acesso a esse privilégio. Segundo a Constituição Federal de 1988, todos possuem o direito à educação. Em busca de uma qualidade melhor para a educação brasileira alguns políticos defendem uma reforma educacional.
Matemática, uma das matérias que “colocam medo” em diversos alunos, desde o ensino fundamental até o médio. Porém, há exceções, alguns alunos possuem uma maior facilidade no aprendizado. O problema é que esses dois tipos de estudantes estão na mesma turma e isso acaba sendo pouco proveitoso para o segundo tipo de aluno. Isto é refletido nos vestibulares ou ENEM.
O Brasil está em uma grande crise econômica, devido a à crise hídrica e aos casos de corrupção nas empresas estatais. Grande parte da população brasileira não sabe o porquê dessa crise e também porque por que a cotação do dólar está sendo a maior desde 2004. A deficiência no ponto de vista crítico do brasileiro em relação a à economia é claro e é possível perceber também de outra forma, como por exemplo, o (alto) índice de pessoas que não sabem administrar seu dinheiro e estão endividados, com o nome “sujo” é alto.
As soluções para esses problemas apresentados são o aumento da carga horária diária dos alunos, para que seja possível a implantação de novas matérias – como por exemplo, economia. E também a divisão de algumas matérias entre básico e avançado; e que alunos do ensino médio façam seu próprio currículo escolar para terem um melhor aproveitamento.
Comentários do corretor
Atenção ao uso da crase, ao emprego devido dos casos de "porque" e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente. Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |