O sistema educacional brasileiro formaliza uma didática, na qual, algumas disciplinas fundamentais são ministradas apenas no ensino médio (antigo 2º grau), tais como: Sociologia, Filosofia e Literatura. Logo, essa realidade precisa ser revista nos currículos escolares e(,) assim, construir seres mais críticos diante das situações de corrupção, desigualdade de renda, sexo e trabalho, bem como preconceito e falta de ética. Também, falar em adicionar outras matérias no currículo é classificar essa totalidade disciplinar em algo penoso, visto que, no Brasil as bases de aprendizagem em Português e Matemática(,) principalmente, encontram-se com notas abaixo do aceitável, segundo o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).
Matérias reflexivas são essenciais na formação intelectual do cidadão, sendo assim, o desempenho físico-mental das pessoas está ligado diretamente aos aprendizados de vida e observações corriqueiras frente a à sociedade. Justaposto a isso, nota-se que o ensino brasileiro impõe aos alunos a ''sociologia e filosofia", apenas na formação final do colegial, cujo padrão torna-se uma infelicidade, pois o certo seria empregar esses ensinamentos desde as séries iniciais, independentemente se as abordagens fossem menos complexas para alunos que constituem o público infanto-juvenil. No entanto, cabe aos órgãos responsáveis pela educação no país, elaborarem segmentos que possam trazer assuntos mais críticos e interdisciplinares sobre fatos que ocorrem no Brasil.
No Japão, o sistema de ensino possui um ideal de prática social à educação escolar. Desde as séries iniciais, os alunos aprendem a valorizar o espaço de aprendizado. Nas refeições, eles servem-se uns aos outros; as salas de aulas são limpas pelos próprios discentes da instituição. Dessa forma, há a existência do crescimento moral, somado à organização para a responsabilidade dos estudos. Assim, quando se adentra no Brasil, as diretrizes educacionais são em demasiado conteudistas, cujos alunos acreditam que o importante é passar de ano. Então, quando se pensar em acrescentar mais disciplinas, observa-se um erro para a formação dos futuros indivíduos da pátria. Portanto, a objetiva o objetivo nessa situação é apenas desenvolver novos parâmetros de ensino para melhorar o atual sistema de educação e não cogitar outros cálculos, outras regras de lógica matemática ou novas leituras técnicas em econômica economia. Deixa outros conteúdos serem aprendidos apenas na busca de mais qualificação pessoal.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), à pontuação e ao uso devido da crase.
O texto aborda o tema proposto, porém falta clareza no raciocínio como um todo e coesão entre as ideias. Também é possível desenvolver um raciocínio mais crítico e aprofundado sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |