A necessidade da reforma curricular escolar - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 09/03/2015

Status:

Corrigida
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     O cenário educacional brasileiro enfrenta tempos de crise em todas as suas etapas de ensino. Contudo, nesse contexto preocupante do ensino, é indiscutível que a educação básica ocupa um lugar central, até mesmo porque é nessa etapa que a vida escolar dos estudantes brasileiros inicia-se e dependerá destes primeiros anos os estudos posteriores, que poderão ser bem sucedidos ou não.

     As discussões acerca da qualificação da educação nacional apontam para vários caminhos, dentre eles para a reforma curricular. Nesse sentido, há vários posicionamentos. O atual ministro da educação, Cid Gomes, por exemplo, apresenta a proposição de organização das disciplinas escolares em quatro grandes áreas, atualmente abordadas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)- linguagens, ciências da natureza, ciências humanas e matemática. Além disso, o ministro propõe um currículo unificado para o ensino fundamental e médio, o qual não deixe de lado as variações regionais do país. Outra proposta vem do deputado federal Romário, que propõe a inserção de conteúdos da área do direito constitucional e o estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2014 2015, (defende) por sua vez, entre suas metas(,) defende uma base comum curricular, tendo como finalidade a aprendizagem e desenvolvimento integral do educando.
     Nesse debate repleto de variáveis, é consenso que as mudanças no currículo devem ser efetivadas o mais rápido possível, pois o que se pratica atualmente no que diz respeito ao currículo já não responde, inclusive às demandas sociais e de formação integral dos brasileiros. Além disso, torna-se evidente que uma reforma curricular nacional deve ter como foco o próprio desenvolvimento integral do aluno. Nesse sentido, o currículo escolar na contemporaneidade definitivamente não pode ser engessado e, sobretudo(,) a oferta de disciplinas e/ou conteúdos deve ser significativa para quem irá apreendê-lo, isto é, para os alunos. Ou seja, uma reforma curricular, independente de que caminho seguir(,) deve ir também ao encontro dos interesses de aprendizagem dos educandos, isto se quiser ser bem sucedida.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação e à coesão nas frases.

Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente