A Fuvest organiza o vestibular para ingresso à USP. Considerado o maior processo seletivo do Brasil, o vestibular da Fuvest seleciona candidatos para estudar na Universidade de São Paulo (USP).
O vestibular da Fuvest está entre os mais concorridos e atrai estudantes de todas as regiões do país. Para se dar bem nesta seleção, não basta só conhecer bem as matérias estudadas no Ensino Médio, mas também é preciso compreender as demandas, os objetivos e as qualificações procuradas pela USP em seus candidatos e, principalmente, entender a maneira de fazer as provas da Fuvest.
Para isso, nada melhor do que saber como são feitas as inscrições, como as provas funcionam e como as questões são corrigidas. Tudo isso e muito mais você encontra na seção Fuvest do Vestibular Brasil Escola. Confira!
Tópicos deste artigo
- 1 - Como se inscrever na Fuvest?
- 2 - Isenção da taxa da Fuvest
- 3 - Provas da Fuvest
- 4 - Cotas na Fuvest
- 5 - Fuvest e Enem
- 6 - Obras literárias
Como se inscrever na Fuvest?
As inscrições no vestibular da Fuvest são abertas uma vez ao ano, geralmente no mês de agosto, pela internet. Para concorrer as oportunidades ofertadas pela USP é preciso ter concluído o Ensino Médio ou concluí-lo até o dia da matrícula.
Aqueles que ainda não finalizaram o Ensino Médio, mas querem fazer as provas do vestibular, podem se inscrever na opção treineiros. Contudo, caso o participante seja classificado, não será possível ingressar na USP. As provas funcionam, neste caso, apenas como um treinamento.
Os candidatos devem fazer a opção pela modalidade de concorrência (cotas ou ampla concorrência) ao se cadastrarem no Vestibular da Fuvest. É preciso também responder a um questionário socioeconômico.
Isenção da taxa da Fuvest
A taxa de inscrição da Fuvest costuma ser uma das mais caras entre os vestibulares. No entanto, alguns candidatos são beneficiados com a isenção ou redução da taxa de inscrição.
A isenção é destinada aos candidatos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo de São Paulo. Já a redução contempla duas categorias:
I) vestibulandos com renda individual de até dois salários mínimos de São Paulo e desempregados;
II) pessoas com rendimentos mensais entre 1,5 a 3 salários mínimos de São Paulo, por pessoa da família.
Saiba como funciona a isenção e redução da taxa na Fuvest
Provas da Fuvest
As provas do vestibular da Fuvest contam com duas fases. Veja abaixo os detalhes:
=>1ª fase Fuvest: é eliminatória e aplicada em um único dia, um domingo, e conta com um caderno de provas formado por 90 questões objetivas de conhecimentos gerais, baseadas nas disciplinas estudadas durante o Ensino Médio.
=>2ª fase Fuvest: ocorre em dois dias, um domingo e uma segunda-feira.
-No primeiro dia, os inscritos passam pela prova de Língua Portuguesa, com 10 questões, e uma Redação
-No segundo, devem responder a 12 questões de duas a quatro disciplinas específicas ao curso concorrido.
Acesse as provas e gabaritos da Fuvest
Algumas carreiras exigem também uma prova de Habilidades Específicas, de caráter eliminatório e classificatório, e que é aplicada em um ou mais dias, conforme a carreira, como a de Artes Visuais, Música e Artes Cênicas.
O THE ocorre após as provas da 2a fase. Os candidatos fazem a segunda fase e, se não forem aprovados no THE, concorrem no curso de segunda opção.
Cotas na Fuvest
O vestibular da Fuvest reserva 40% das vagas de cada curso de graduação para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas no Brasil.
As vagas entre os cotistas são distribuídas conforme a proporção de autodeclarados pretos, pardos e indígenas, no Estado de São Paulo, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Fuvest e Enem
A partir de 2023, a Fuvest passou a oferecer um vestibular por meio das notas do Enem. Esse processo seletivo foi criado para substituir o ingresso aos cursos da USP por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O vestibular Fuvest-USP via Enem ocorre em dezembro e janeiro. O valor da taxa é de R$ 10. Os pesos e as notas mínimas de cada prova do Enem variam conforme o curso de escolha do candidato.
Em 2023, o vestibular Fuvest-USP via Enem ofertou 2.917 vagas em diversos cursos de graduação.
Obras literárias
A instituição que organiza e aplica as provas para o ingresso na Universidade de São Paulo (USP) define as listas das obras literárias das seleções do vestibular por triênio.
As obras literárias fazem parte da prova de Português do vestibular da Fuvest. Alguns livros mudam conforme o ano do Vestibular, dando espaço para outras obras.
Confira a lista completa para a edição do vestibular Fuvest 2024