“Conhecimento é poder”(.) a frase do renomado filósofo Tomas Hobbes enaltece a importância do conhecimento para a consolidação do poder. A educação(,) dessa forma(,) é um quesito importantíssimo para a consolidação de uma pátria sólida. Assim(,) no Moderno e globalizado mundo em que estamos inseridos(,) é indispensável uma adequação educacional curricular mais abrangente, para preparar cidadãos capazes de atuar dinamicamente e criticamente em tal sociedade, (.) tendo em vista esse parâmetro(,) a questão brasileira deixa muito a desejar.
Apesar do currículo educacional brasileiro tanto do Ensino Fundamental e Médio terem uma gama variada de matérias importantíssimas para formação de bons cidadãos, tais infelizmente são trabalhadas de forma superficial, à medida que também são trabalhadas por muitos professores incapazes de transmitir ou que não detém detêm de conhecimentos suficientes para transmissão efetiva de conhecimentos ensinamentos* relevantes para os educandos.
Um fator que deve ser agregado para aprimoramento do currículo escolar e é a inclusão de disciplinas que preparem os alunos para um mundo repleto de tecnologias, globalizado e capitalista(,) proporcionando bases para atuarem competitivamente no mercado de trabalho. (,) Com aulas que estimulem a oralidade e liderança(,) como também matérias obrigatórias de informática com ensinamentos que estimulem seu uso racional.
Por outro lado(,) também é dever do estado inserir programas curriculares a fim de estimular o lado humano e fraternal dos alunos(,) proporcionando o sentimento de igualdade. (,) Como também (o) preparo psicológico, pois segundo o escritor e psiquiatra Augusto Cury(,) em seu livro Vá Mais Longe(,) 80% dos jovens estão apresentando timidez e 28% estão apresentando sintomas depressivos. Diante de tal fato é importantíssimo que o governo brasileiro atue para a formação de jovens fortes em um ambiente escolar psicologicamente saudável.
Enfim, para uma efetiva modernização do currículo escolar é necessário são necessários acalorados debates e reais desejos de melhoras, a fim de que ações práticas e objetivas proporcionem veridicamente uma educação moderna e eficaz. (,)Para que desta maneira sejamos livrados livres da péssima educação pública que assola o Brasil atualmente(,) e assim formem-se cidadãos preparados profissionalmente e psicologicamente para um mundo capitalista e conturbado.
Comentários do corretor
* Evite a repetição de termos em um intervalo pequeno no texto. Opte por sinônimos ou pronomes relativos.
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, coerente e crítica. No entanto é possível explorar melhor o conteúdo da coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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