Lei da reforma curricular - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 16/03/2015

Status:

Corrigida
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No Brasil muita mudança em vários aspectos vem surgindo,  (.) em pauta nas câmaras das autoridades legislativas surge mais uma reforma no currículo escolar.

Desde o período da ditadura militar, onde a força brutal e o poder político andavam junto(s) efetivamente controlados por militares. Durante 21 anos sendo refém dos militares e governantes, entre os anos de 1970 a 1980 no período regime militar*. Surge a reforma no currículo escolar na lei 869, educação moral e cívico cívica com finalidade (de)  “estimular uma atitude e consciência cívica”.

A reforma no currículo escolar não parou por ai aí, a discussão de lei a ser aprovado  (aprovou a lei queincluído  inclui no ensino médio definitivamente sociologia e fisiologia   filosofia(,) em 2008(,) por Jose José de Alencar, durante o governo de lula  Lula. Muitas discussões(,) inclusive no jornal “Bom dia Brasil” da emissora globo  Globo, Dilma(,) (a) atual presidenta(,da seu depoimento em que diz  defendeu: fisiologia  filosofia e sociologia num currículo com 12 matérias não atrai os jovens, então nós temos que primeiro ter uma reforma nos no currículo.

Sociologia e fisiologia filosofia têm muitas finalidades na sociedade, o estudo dos problemas fundamentais (d)a existência do conhecimento, a verdade, os valores morais e o estudo (do) comportamento humano.

Ainda não contente(,) Cid Gomes(,) (ministro da Educação,)  afirmou que prevê mudanças, acredita que alunos possam aprofundar os estudos em áreas que apresentem maior afinidade. (A) Professora Maria Inês Fini não acredita em grandes mudanças com a reforma curriculares, como comprovam o resultado do (ibeb ideb) índice de desenvolvimento da educação básica, que alunos não chegaram a seu fim (em) três anos: repetiram ou deixaram a escola. Os que ficam, poucos aprendem o esperado.

Particularmente fiquei satisfeito** com ensino médio e fundamental, não acredito em mudança no currículo escolar para fazer um aluno mais interessados. Afinal o ideb já mostra (em) seus pontos a falta de interesses dos alunos, acredito em alunos esforçados, dedicados ,com escolas estruturadas , e bem planejadas, com professores mais moderados.

Muitas mudanças nas reformas no currículo escolar viraria um cesto de roupa suja, uma bagunça sem pé, sem cabeça.

 

 

 

 

Comentários do corretor


* Estruture melhor este parágrafo. A informação que é importante no contexto é apenas a da última frase, portanto ela deve ser destacada e o parágrafo desenvolvido de forma coerente e coesa.

** A dissertação é um texto impessoal. Não cabe o uso de primeira pessoa. Faça a afirmação de forma impessoal. Ex: O ensino médio e fundamental são satisfatórios, uma mudança no currículo escolar não deve fazer com que os alunos se interessem". É possível dar o recado sem usar pronomes pessoais.

Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância verbal, à concordância de número (singular e plural), à coesão e coerência e à organização e clareza das ideias.

Texto confuso, com ideias soltas e dispostas de forma mal estruturada. Organize seu raciocínio.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 0.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 4


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente