Dever de Estudar - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 10/03/2015

Status:

Corrigida
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O Brasil tem uma trajetória de dificuldades no campo educacional, e ainda hoje enfrenta vários problemas que vêm sendo combatidos ao longo dos anos. Embora sejam garantidos por legislação, nem todos os benefícios (sociais, políticos, financeiros, educacionais, culturais, dentre outros) são usufruídos pela população, independentemente da classe social.

Um país só cresce,  se junto com ele crescer a educação! Quando um governo fecha uma escola, ele sem querer e sem saber, lá na frente, construirá  um presídio, porque quando se educa o povo, automaticamente estará dando aos seus cidadãos o direito de fazerem suas escolhas, e quando esse poder falha, eles são automaticamente escolhidos pelo fracasso.

O que deve ser feito para mudar o currículo escolar no Brasil é, acrescentar mais conteúdo e menos matérias, educação Moral e Cívica devem voltar a fazer parte do ensino. Gincanas, olimpíadas escolares, tanto nos esportes, como cultural culturais, também são um bom caminho para a interação de todos. E valorizar cada dia mais o professor. Os mestres têm que ter o mesmo privilégio de um senador da república, com uma boa moradia, com carro para pegar e levar, com plano de carreira, para que a cada dia, eles consigam construir na cabeça de cada aluno um novo vencedor.

 " Um aluno, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. A educação é a única solução. Educação  primeiro.” Disse, Malala, uma estudante paquistanesa, que ganhou o premio Nobel da paz de 2014, ela é a pessoa mais jovem que ganhou essa honra. O comprometimento de todos os brasileiros pela educação será a maior arma para mudar a atual situação do país. A melhor maneira de um país educar o seu povo é fazendo da escola um dever. E um direito de todos.

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), à pontuação e à coesão nas frases.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. No entanto é possível se aprofundar no assunto de forma mais crítica e abrangente, investindo em uma argumentação mais consistente.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente