O currículo escolar atualmente conta com treze disciplinas obrigatórias no ensino médio,com isso pressupõe-se que os estudantes saem das instituições com grande conhecimento. No entanto, pesquisas mostram ao contrário, muitos alunos ficam desestimulados com a grande quantidade de disciplinas a serem estudadas, e acabam optando por abandonar as escolas, ou não aprendem de forma eficiente. Partindo dessa análise, foram discutidas propostas durante os últimos anos, para a reformação do currículo escolar.
Muitas escolas, para dar um ensino de maior qualificação no ensino médio, para os processos seletivos, mais concorridos, como por exemplo, o Enem, passam a aumentar a carga horário de aula, deixando os alunos exaustos. Devido ao cansaço de estudar diversas matérias, muitos desses estudantes se desestimulam a se empenhar na disciplina que possui possuem maior dificuldade, prejudicando sua preparação para o vestibular. Pois, na maioria das vezes, esses jovens não iram irão cursar na universidade, uma área que necessariamente irá precisar da matéria que eles sintam maiores obstáculos sentem dificuldade de aprendizagem.
Uma proposta de solução para esse problema, seria criar modelos de ensino específicos para o ensino médio, no qual nos quais os alunos(,) ao ingressarem nessa etapa, pudessem escolher alguma (área) que os interessasse mais, como ocorre na Alemanha, ou escolher 5 disciplinas no máximo, voltadas para área de conhecimento relacionadas ao curso que os estudantes iram irão ingressar na universidade, como acontece na Grã Bretanha. Essas propostas modernizariam o processo de aprendizagem no país, no qual que é antigo, e não satisfaz a maioria da população estudantil.
É importante salientar, que o governo, durante esses anos(,) elaborou propostas para mudar essa situação, entretanto, nada concreto (foi feito). Com isso, é necessário que esses projetos sejam melhores discutidos, visando a modernizando modernização de do ensino, citada anteriormente, para os estudantes de fato, saírem da escola com grande conhecimento.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras; à concordância de número (singular e plural), de gênero (masculino e feminino) e verbal; e ao uso de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara e coerente. No entanto é possível desenvolver um raciocínio mais crítico sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |