A revolução através da educação - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 03/03/2015

Status:

Corrigida
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A educação é um dos pilares de um país desenvolvido, tendo como objetivo preparar o aluno para o mercado de trabalho, o ingresso em uma universidade e também para a formação da cidadania, em que se constroem bases sólidas para o crescimento individual, econômico e social.

O currículo escolar brasileiro atual é arcaico, não tem estrutura a fim de oferecer meios básicos para os alunos, mas produz “reprodutores de conteúdos”, em que não há entendimento sobre as disciplinas e sim a memorização para a realização das provas.

A evasão escolar é uma das causas consequências desse sistema educacional enfadonho que, desestimula muitos alunos por não se adaptarem a determinadas matérias, por não compreenderem o seu uso em seu cotidiano ou na área que pretendem seguir. Por isso que o ensino no Brasil deveria ser baseado ao no dos Estados Unidos, onde os alunos escolhem as disciplinas que querem cursar de acordo com suas habilidades. Há matérias optativas como teatro, música, redação, esportes, grupo de debates, entre outros, fazendo com que cada estudante procure desenvolver o seu potencial.

Assim como nas escolas americanas(,) são imprescindíveis disciplinas básicas obrigatórias, entretanto a liberdade de escolha de outras permitem maior interação no ambiente educacional. Aqui deveria ter Português, Matemática, História Geral e do Brasil, Ciências e Economia como matérias principais e colocar as demais como opcionais para que cada um decida o que é de seu interesse. Essas escolhas não seriam apenas do aluno de maneira desorganizada, mas contaria com a presença dos pais e professores para dar um suporte ao discente. Os professores também teriam que passar por uma reciclagem para atender a nova demanda.

Entende-se que a reforma escolar em sua totalidade é extremamente necessária e com trabalho conjunto do governo, educadores e a sociedade no em geral, de forma gradativa e consistente, é possível mudar transformar a atual defasada e caótica educação em um elemento transformador e atuante, que beneficiará a nação como um todo.

Comentários do corretor


Atenção ao emprego coerente de determinados termos (ex: diferença de causa e consequência, mudar e transformar), ao uso de preposições, à pontuação e à concordância de número (singular e plural).

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente