~~O currículo escolar atual apresenta defasagens, ensina muitas coisas que não serão utilizadas posteriormente. O currículo comum deve ser revisto, mas a disciplina que mais necessita de atualização é história, conhecer como chegamos até os dias de hoje é importante, porém, no ensino médio os alunos estudam até a Era Vargas, mas o Brasil passou por uma reforma do governo Fernando Henrique Cardoso para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2010 2009 o Brasil teve a eleição para presidente(,) sendo eleita Dilma Roussef, a primeira mulher a governar o país, (.) sediou a Copa em 2013, estão ocorrendo manifestações para o pedido de impeachment da presidente até por brasileiros residentes no exterior, mas mesmo os livros mais atuais não contam isso como parte da história.*
Entretanto, o estudante se aperfeiçoa no que mais lhe agrada no ensino superior, o ensino fundamental e o ensino médio têm o dever de igualar o conhecimento básico dos estudantes e qualificá-los para a graduação, além de que um estudante de ensino médio deve conhecer e conversar sobre diversos assuntos, inclusive, os que não viveu. Por isso, as outras disciplinas como português, matemática, geografia e biologia são extremamente necessárias(,) mesmo que, com exceção da parte de doenças estudada pela biologia, não seja preciso sejam necessárias mudanças constantes nessas disciplinas, a ementa atual é suficiente até mesmo para o aluno que realiza o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Também, podia poderia ser inserido no currículo disciplinas que ensinassem sobre os direitos e deveres dos cidadãos, contabilidade e sustentabilidade. Observa-se que há uma grande dificuldade dos adolescentes em conhecer seus direitos e deveres, e entender de contabilidade, exemplo disto é que após ser inserido no mercado de trabalho há uma grande dúvida ao fazer a primeira declaração do imposto de renda e qual a necessidade desta declaração anual, e inserir desde cedo o conceito de sustentabilidade, ensinar a reutilizar e reciclar para que as próximas gerações desfrutem de um mundo melhor.
Comentários do corretor
* Esses acontecimentos mais recentes não constam mesmo em livros de história, pois ainda são considerados atualidades. Entenda a diferença entre conceitos.
Atenção à pontuação, à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural), ao uso devido de conjunções e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara e crítica, no entanto é preciso analisar a coerência das afirmações, vide a observação acima.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |