Currículo escolar defasado - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 16/03/2015

Status:

Corrigida
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~~O currículo escolar atual apresenta defasagens, ensina muitas coisas que não serão utilizadas posteriormente. O currículo comum deve ser revisto, mas a disciplina que mais necessita de atualização é história, conhecer como chegamos até os dias de hoje é importante, porém, no ensino médio os alunos estudam até a Era Vargas, mas o Brasil passou por uma reforma do governo Fernando Henrique Cardoso para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2010 2009 o Brasil teve a eleição para presidente(,) sendo eleita Dilma Roussef, a primeira mulher a governar o país, (.) sediou a Copa em 2013, estão ocorrendo manifestações para o pedido de impeachment da presidente até por brasileiros residentes no exterior, mas mesmo os livros mais atuais não contam isso como parte da história.*
     Entretanto, o estudante se aperfeiçoa no que mais lhe agrada no ensino superior, o ensino fundamental e o ensino médio têm o dever de igualar o conhecimento básico dos estudantes e qualificá-los para a graduação, além de que um estudante de ensino médio deve conhecer e conversar sobre diversos assuntos, inclusive, os que não viveu. Por isso, as outras disciplinas como português, matemática, geografia e biologia são extremamente necessárias(,) mesmo que, com exceção da parte de doenças estudada pela biologia, não seja preciso sejam necessárias mudanças constantes nessas disciplinas, a ementa atual é suficiente até mesmo para o aluno que realiza o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
      Também, podia poderia ser inserido no currículo disciplinas que ensinassem sobre os direitos e deveres dos cidadãos, contabilidade e sustentabilidade. Observa-se que há uma grande dificuldade dos adolescentes em conhecer seus direitos e deveres, e entender de contabilidade, exemplo disto é que após ser inserido no mercado de trabalho há uma grande dúvida ao fazer a primeira declaração do imposto de renda e qual a necessidade desta declaração anual, e inserir desde cedo o conceito de sustentabilidade, ensinar a reutilizar e reciclar para que as próximas gerações desfrutem de um mundo melhor.
 

Comentários do corretor


* Esses acontecimentos mais recentes não constam mesmo em livros de história, pois ainda são considerados atualidades. Entenda a diferença entre conceitos.

Atenção à pontuação, à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural), ao uso devido de conjunções e à grafia correta das palavras.

O texto aborda o tema proposto de forma clara e crítica, no entanto é preciso analisar a coerência das afirmações, vide a observação acima.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente