Reformas Realmente Necessárias - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 04/03/2015

Status:

Corrigida
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   O projeto de reforma no currículo escolar, é um assunto que vem trazendo várias polêmicas, devido, às suas várias contradições, no que diz respeito a à retirada das matérias de sociologia, filosofia e na mesclagem das outras disciplinas. O governo deveria investir mais na infraestrutura das escolas, contando com o aumento do salário dos docentes e pensar melhor em relação aos cursos de filosofia e sociologia que ajudam os jovens a conviver em sociedade. Afinal, todos os conteúdos são essenciais para o aprendizado geral de todos os alunos.

   A infraestrutura das escolas, é um fato que deve ser levado em conta, pois, ainda existem diversos colégios da rede pública que carecem de um bom material didático, de salas de aula em boas condições, de banheiros, além da falta de meios que podem ajudar a atrair a atenção dos alunos para o estudo. (,) Como salas de informáticas e bibliotecas, para fontes de pesquisa, laboratórios, e professores capacitados. O que traz outro fator relevante, o salário dos docentes, (.) a remuneração de um educador é uma das mais baixas no mundo, o que não deveria ser, já que que são eles que formam todos os profissionais. Professor é uma carreira menosprezada, e que vive sob o risco de prejudicar a  saúde, tanto a física, quanto a mental, já que passa o dia em pé, fala muito, e lida com diversos alunos problemáticos, além de chegar em casa e ter que cuidar da família.

    Em razão disso, está o Neste contexto está o caso das disciplinas. Os melhores colégios do mundo funcionam com mais de doze matérias, todas elas são de crucial importância para a educação dos adolescentes, afinal, não se presta vestibular, apenas, com um tipo de matéria. Essa questão, de remover os conteúdos e colocar educadores para ensinar três ou quatro matérias de uma vez, acaba por prejudicar os discentes, pois, aumenta o nível de professores que não são formados nos determinados cursos(,) o que debilita o aprendizado dos jovens. Até porque essas disciplinas são fundamentais, para fazer os adolescentes entenderem como realmente é o mundo, ensinando os valores da conservação e de como conviver bem em uma sociedade. 

   Em virtude dos fatos mencionados, a reforma do currículo escolar, iria tirar o foco daquilo que realmente precisa ser visto e mudado no país, além, de trazer grandes prejuízos ao aprendizado dos alunos. Uma maneira de tentar ajudar, seria colocar as aulas em período integral, contratar mais professores capacitados, produzir aulas temáticas para atrair o interesse dos jovens, organizar as matérias de acordo com o peso de cada conteúdo, desenvolver projetos, seminários, e vários exercícios para que os alunos se acostumem ao ritmo e consigam aprender cada vez mais. 

 

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, ao uso da crase e à concordância de número (singular e plural).

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. No entanto a análise ficou um pouco superficial, sem abordar várias questões sugeridas pela coletânea, como o ensino de parte da legislação brasileira, por exemplo. Desenvolva um texto mais abrangente e leia a coletânea com mais atenção.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente