A educação é o processo chave para o desenvolvimento de uma sociedade de qualidade, (.) é notório que a educação brasileira não se enquadra nos parâmetros de qualidade, em pois (em) uma pesquisa realizada pelo PISA* com 65 países, o Brasil ocupa o 53º lugar em educação, e possuem possui (altos) percentuais de jovens que não dominam a leitura e escrita, (.) dados como esses comprovam a alarmante situação da educação no país, levantando discussões entre os governantes para um novo currículo escolar.
Na sala de aula os estudantes escolhem disciplinas que gostam mais, deixando em de escanteio disciplinas como português e matemática; o novo ministro da Educação, Cid Gomes, defende que os estudantes possam aprofundar seus estudos em disciplinas com qual as quais tenham maior afinidade ou vocação, e prevê mudanças no currículo escolar; entretanto não seria uma solução viável já que existe(m) vários jovens que não têm a plena certeza de sua área de atuação profissional.
Com um currículo escolar dessa forma haveria muita ênfase em algumas disciplinas enquanto outras iam ser seriam esquecidas, e diante de um mercado de trabalho exigente e competitivo os jovens precisam ser flexíveis e hábeis, a escola é uma preparação para a vida, seria paradoxal um currículo escolar com esse caráter em relação a uma sociedade que exige cada vez mais que o conhecimento seja amplo.
A educação brasileira é desigual, é carente de recursos, e principalmente desrespeitosa, (.) não adianta criarem novas disciplinas ou abolirem outras, enquanto os professores forem desvalorizados, desrespeitados, assim a decadência do ensino continuará, esse é o cerne da questão; o Brasil só será uma pátria educadora, quando aprender que educar e ensinar só se torna efetivo com a valorização do professor.
Comentários do corretor
*O que significa PISA? Quando usar siglas que não são popularmente conhecidas, explique seus significados.
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à concordância verbal e ao uso devido de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente. No entanto é possível fazer uma análise mais abrangente sobre o assunto, explorando melhor as possibilidades da coletânea. Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |