Ataque às pernas de um sistema - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 10/03/2015

Status:

Corrigida
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     No Brasil, início do ano de 2015, o desejo manifesto de mudança da grade curricular dos ensinos Fundamental e Médio esboça o começar de novo governo. Tal preocupação advém da infrequência baixa frequência escolar que assombra a situação educacional de nosso país. De acordo com o MEC, a evasão escolar também deve-se à desmotivação do aprendiz. Destarte, mudanças na grade escolar deverão ser feitas, estritamente, com a finalidade de mostrar ao aluno seu valor para a sociedade.

     O afastar juvenil do mundo educacional mingua o desejo desse de melhorar seu futuro, desta forma outras "ofertas" aproximam-se de nossos jovens. De acordo com o Lenad* (Levantamento Nacional de Álcool e Drogas), as escolas têm um saldo negativo de 10 milhões de jovens perdidos para as drogas.

      Profissionais renomados da área educacional defendem a inserção das matérias: Direito e Empreendedorismo, uma vez que apenas 10% da população tem consciência da plenitude de seus direitos. Ademais, 75% das empresas em nosso país são de origem estrangeira(,) demonstrando-se que, em sua maioria, os brasileiros não são pró-ativos no ramo empresarial.

       Portanto, o acréscimo de matérias que possam ser utilizadas pelo aluno em sua rotina diária, como ciências sociais e políticas, atualidades, música e carpintaria  aumentarão seu comprometimento com o ensino. Assim, tais disciplinas poderão ser praticadas logo que esses chegarem em casa e não somente quando requeridas em uma prova.

Comentários do corretor


* Quando usar siglas que não são de conhecimento popular, é importante indicar seus significados logo após seu uso, para situar o leitor.

Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e à pontuação.

O texto aborda o tema proposto de forma objetiva, coerente e crítica.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente