A ultima etapa* - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 07/03/2015

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

       Educação no Brasil(,) um assunto sempre colocado em pauta no país,o ensino médio não desperta o interesse nos estudantes e sim a preocupação,pois temem saírem despreparados desta etapa para enfrentarem o mercado de trabalho e a universidade.
      Por lei,o estudante deveria sair desta etapa preparado para o ingresso no mercado que está cada vez mais competitivo e exigente,porém não são oferecidas ferramentas profissionais e intelectuais suficientes e(,) além disso(,) com as condições de ensino muitos alunos desistem desta etapa.
     Como diz O ministro da Educação Cid Gomes que "defende que os estudantes desta etapa possam aprofundar os estudos em áreas que apresentam maior afinidade ou vocação."Esta ideia já foi colocada em pauta mas a reforma nunca saiu do papel,deste jeito os alunos são focados em varias matérias que não são essenciais para a profissão que já tem em mente.
    Faltam meios como aulas extra curriculares e mais opções de cursos oferecidos durante o ensino médio.E na grande maioria os estudantes já descartam a possibilidade de cursos técnicos pela duração que se estende a um ano a mais que o ensino médio.
     É necessário um currículo escolar mais flexível e diversificado,de acordo com as características de cada estudante.O Ensino Médio foi configurado como a última etapa da educação básica,com o objetivo de  consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos na educação fundamental.Esse fato novo se deu num momento em que a sociedade contemporânea vive profundas alterações de ordem tecnológica e econômico-financeira. (,) Que não só transformou transformaram a vida social, como causou causaram profundas alterações no processo produtivo que se intelectualizou, tecnologizou tornou-se mais tecnológico, e passa a exigir um novo profissional, diferente do requerido pelos modelos antigos.

 

Comentários do corretor


* última

Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número e à coesão das ideas.

O texto aborda o tema proposto de forma objetiva e crítica. No entanto é possível desenvolver um raciocínio mais organizado sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente