Whatsapp
Em 21/01/2009 18h15 , atualizado em 13/08/2018 14h49

PRAVALER – Crédito Universitário

Bolsas de estudos

O PRAVALER é um programa privado de financiamento estudantil para graduação, pós-graduação e cursos técnicos Por Lorraine Vilela Campos
Estudante tem o dobro do tempo do seu curso para quitar o financiamento do PRAVALER
Estudante tem o dobro do tempo do seu curso para quitar o financiamento do PRAVALER
Crédito da Imagem: PRAVALER
PUBLICIDADE

O Crédito Universitário PRAVALER é um programa de financiamento privado para cursos de graduação, pós-graduação e ensino técnico de mais de 500 instituições particulares de todo o país. Cada parcela é composta por metade do valor da mensalidade mais os juros e encargos.

Com o PRAVALER, o estudante pode pagar o valor financiado em até o dobro do tempo do seu curso, ou seja, se for uma faculdade de quatro anos, o aluno terá oito anos para quitar o contrato. Além disso, não é preciso ter conta em nenhum banco. O intermédio com as instituições financeiras é feita pelo próprio programa. 

Qual a diferença do FIES com o PRAVALER?

Diferente do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa de financiamento de cursos superiores do Governo Federal, o PRAVALER não exige a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para que o estudante possa financiar suas mensalidades. 

Entre os benefícios do PRAVALER estão a possibilidade de solicitar o financiamento durante o ano todo, sem período de inscrições, e a ausência do limite de vagas.

Por outro lado, o PRAVALER não é um financiamento regulamentado pelo Governo Federal, como no caso do FIES, possui menos faculdades credenciadas e não possui uma modalidade com apenas a correção da inflação (juros zero) para estudantes de baixa renda.         

FIES PRAVALER
Tem que fazer o Enem     Não tem que fazer o Enem
Tem que obter nota mínima no Enem       Não tem avaliação por nota
É regulamento e administrado pelo MEC Não é regulamentado pelo MEC
Tem modalidade a juros zero Não tem modalidade a juros zero
Quase mil instituições participantes   Pouco mais de 500 instituições        
Tem período de inscrições Inscrições a qualquer momento    
Número definido de vagas (há seleção) Não há limite de vagas


Quais os pré-requisitos do PRAVALER?

=> Ter um garantidor (fiador): qualquer pessoa próxima ao estudante (pai, mãe, amigo) que tenha renda a partir de um salário mínimo e não tenha nenhum contrato com o PRAVALER (também não pode ser garantidor de nenhuma outra pessoa no momento da contratação do financiamento). 

=> Comprovar renda mínima de 2,2 vezes o valor da mensalidade do curso: a renda mínima a ser comprovada pode ser a soma dos rendimentos do garantidor e do estudante. Caso o estudante não tenha renda, os rendimentos computados serão somente do garantidor. 

Exemplo de cálculo: mensalidade de R$ 1 mil => renda de R$ 2.200

=> Ter o nome limpo: o estudante não pode ter restrições de crédito junto ao Serasa, SPC, SCPC ou qualquer outro órgão de proteção ao crédito. O CPF precisa estar em situação regular (o do garantidor também).

=> O financiamento é de um contrato por vez: o estudante não pode usar o PRAVALER para financiar graduação e pós-graduação ao mesmo tempo. 

Como funciona o PRAVALER?

O financiamento do PRAVALER é semestral, ou seja, todo semestre é feita uma análise de crédito do estudante. Quando pré-aprovado, o participante tem a opção de escolher se permanece no programa ou não. O aluno que tiver financiado um período e optar por não continuar no semestre seguinte não precisa recontratar o serviço (também não há multa ou taxa). 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Algumas instituições de ensino permitem que o estudante inclua no financiamento do PRAVALER até duas mensalidades atrasadas para que sejam financiadas e o atraso seja quitado. Esta possibilidade precisa ser verificada nas próprias faculdades. 

O uso simultâneo do Fies e do PRAVALER é permitido pelo financiamento, mas as instituições são as responsáveis por autorizarem ou não tal utilização, por isso, os estudantes devem procurar suas faculdades para ver se a complementação dos programas é possível. 

Como contratar o financiamento?

Antes de iniciar o processo, o estudante deve verificar qual o valor pode ser financiado. Para isso, basta selecionar a renda própria e a do garantidor na página do PRAVALER.

Veja também se a faculdade de seu interesse é parceira do PRAVALER. A consulta é feita neste link, basta informar o estado e sinalizar se procura graduação, pós-graduação ou técnico.


Confira abaixo os passos para a contratação do PRAVALER:

1º - Simulação e Cadastro: você simula o valor do financiamento desejado e faz seu cadastro no site do PRAVALER;

2º - Análise de Crédito: aguarde a resposta sobre a análise de crédito;

3º - Envio de documentos: se seu financiamento for pré-aprovado na análise de crédito, basta enviar a documentação pelo próprio site do PRAVALER. 

É importante não deixar para a última hora para finalizar o procedimento de contratação. O crédito pré-aprovado tem validade de 90 dias. Quando o estudante perde o prazo, é necessário enviar outra solicitação de análise.

Posso cancelar o PRAVALER durante o semestre contratado?

De acordo com o regulamento do PRAVALER, o estudante pode solicitar o cancelamento do financiamento a qualquer momento, por meio da Central de Atendimento. O cancelamento é efetuado após análise do PRAVALER com a instituição de ensino.

Cancelado o contrato, o estudante paga somente o período que usou o programa. Por exemplo, se o curso foi financiado de julho a dezembro, mas o estudante solicitou o cancelamento em setembro, ele terá que pagar as parcelas de julho a setembro.

Meu pedido foi reprovado, posso tentar de novo?

Se o estudante fizer a análise de crédito e tiver sua solicitação negada, receberá um e-mail informando sobre a impossibilidade da contratação do financiamento e o tempo mínimo que terá que esperar para pedir que seu perfil seja analisado novamente. 

Passado o tempo mínimo informado, estudante poderá acessar o site do PRAVALER e preencher uma nova análise de crédito. O fato de ter sido reprovado uma vez não interfere em possibilidades futuras de contratação (exceto se houver irregularidades no CPF). 

Mais informações podem ser obtidas no site do PRAVALER e no Atendimento ao Cliente (SAC) 0800 724 1212.

Artigos Relacionados
Entenda a diferença entre a suspensão e o cancelamento do FIES e saiba como solicitar cada uma das situações.
Você pretende financiar sua faculdade pelo Fies, mas ainda tem dúvidas? Esse FAQ esclarece as perguntas mais frequentes.
Confira as respostas às principais dúvidas sobre o ProUni, das inscrições ao resultado da lista de espera.
Saiba tudo sobre o Fies, programa de financiamento estudantil do Governo Federal voltado para estudantes que participam do Enem.
Empresa oferece bolsas de estudo em cursos de graduação, pós-graduação, idiomas e técnicos.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES