O ensino no Brasil se mostra precário e com poucos avanços ao longo do tempo. Nesse sentido é necessário que se mude a forma de ensinar(,) bem como as prioridades, de acordo as necessidades de cada aluno.
Uma reforma no currículo escolar é primordial, e deve começar identificando os erros que ocorrem no momento. Um exemplo nítido é a precariedade do português, pois são diversos os erros básicos nas redes sociais e milhares de notas zero nos exames de avalição como Enem e vestibulares.
Não se pode pensar em mudar sem que se pergunte ao aluno o que ele gostaria de aprender, de que forma e quais suas linhas de interesse. Levando sempre em conta a região em que se leciona, pois lugares industrializados demandam conhecimentos diferentes de locais de campo.
Ainda nessa linha de pensamento, é preciso que se implemente algumas matérias, mais visíveis no cotidiano dos estudantes e outras que serão cobradas na vida adulta.
Assim, o direito constitucional é um assunto importante, uma vez que todos precisam saber seus direitos e deveres na sociedade; e a Constituição Federal é a base de todo o ordenamento jurídico no país.
Outra matéria de importância, a qual deveria ser ampliada, é a linha de conhecimentos gerais, a fim de que consigam ter uma visão de mundo estendida e que possam comparar os países do planeta, as formas como se vive e estar antenado nos acontecimentos.
O empreendedorismo é muito relevante também, visto que é matéria usada em qualquer ramo de trabalho e será necessário que esteja bem desenvolvida(,) quer no emprego, quer em projetos realizados nas universidades.
Tudo isso é de suma importância para o mercado de trabalho, para compreender as questões de vestibulares e elaborar redações e competições que serão indispensáveis na vida futura.
Conclui-se, então, que é necessário que se mude a grade curricular bem como a forma como se estuda, indagando os estudantes e fazendo com que eles tenham mais interesse pelos estudos, ao mesmo tempo em que formem cidadãos preparados para o mundo futuro.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |