Orientação vocacional é uma forma de detectar quais são as aptidões dos estudantes para que eles escolham a profissão e o curso de graduação mais indicado. Esse método pode usar testes ou apenas uma conversa com um profissional adequado, como, por exemplo, psicólogos ou psicopedagogos.
Existem, no Brasil, inúmeras profissões registradas na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Em relação aos cursos de gradução, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2025, por exemplo, ofertou mais de 6,4 mil opções de carreiras.
Ao ver os números de profissões e cursos, já é possível ter uma ideia da dificuldade que é para os adolescentes decidirem quais profissões querem seguir e quais caminhos querem tomar em relação à carreira profissional.
Vale destacar que cada profissão ou curso de graduação tem a sua especificidade. Por isso, é indicado que o jovem consiga, com a orientação vocacional, ter a ideia mais próxima da carreira que quer seguir.
Tópicos deste artigo
- 1 - O que é orientação vocacional?
- 2 - Quando buscar orientação vocacional?
- 3 - O que a orientação vocacional faz?
- 4 - Teste vocacional funciona?
O que é orientação vocacional?
Conforme o portal de empregos Catho, orientação profissional é um método que utiliza testes específicos para avaliar as características e preferências individuais de uma pessoa.
"A ideia da orientação vocacional é identificar quais são as aptidões do indivíduo e apontar as áreas de trabalho que ele poderia se destacar mais facilmente e encontrar maior satisfação pessoal"
O portal sugere a orientação vocacional para que o estudante evite de começar uma carreira e, com o tempo, perceba que esta não é a mais indicada para a sua vida e, com isso, preciso buscar outra profissão posteriormente.
Quando buscar orientação vocacional?

Os estudantes podem buscar orientação vocacional no terceiro ano do ensino médio, com a proximidade do Vestibular. Este processo pode ser feito pelo próprio adolescente com auxilio da família e amigos, mas a ajuda profissional pode facilitar a escolha.
No caso de escolher ajuda profissional, a orientação vocacional ou profissional pode ser feita por psicólogos e também por meio do método do coaching.
Os especialistas que trabalham como orientação vocacional dizem que a escolha de qual profissão o jovem seguir deve ser feita a partir do autorreflexão. Além disso, é indispensável que o adolescente consiga definir os traços da sua personalidade, suas aptidões, habilidades e gostos pessoais que definirão os caminhos a serem trilhados.
Tallita Martins, coach formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, ressalta a importância do autoconhecimento no processo de escolha da carreira.
“O autoconhecimento, sem dúvida, é determinante para a escolha da profissão, pois é onde descubro quais são minhas reais habilidades, competências, interesses, descubro qual é a minha real personalidade, e por consequência, quais são as possíveis áreas nas quais poderei atuar e ser bem sucedido”
Tallita Martins
O que a orientação vocacional faz?
Especialistas que trabalham na área de orientação vocacional mostram como a orientação vocacional ajuda os vestibulandos:
-
Ensina a conhecer a si mesmo;
-
Mostra quais são os pontos fortes e fracos;
-
Detecta suas habilidades;
-
Define quais são as pretensões e os desejos para o futuro;
-
Sinaliza quais são as áreas que mais despertam a atenção ou com as quais se tem mais facilidade.
Teste vocacional funciona?
Há alguns anos o teste vocacional, aquele com várias perguntas objetivas que apontam as possíveis áreas de atuação a seguir, era utilizado com frequência, principalmente nas escolas. Entretanto sua utilização tem diminuído, uma vez que, para grande parte dos profissionais da área, seus resultados são imprecisos e podem até mesmo atrapalhar na escolha.
Sendo assim, o teste vocacional é utilizado somente como auxílio no trabalho de orientação e não como principal ferramenta na escolha da profissão.
Leia também: