Escolha do currículo escolar - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 16/03/2015

Status:

Corrigida
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Desde o ensino fundamental, a escola possui uma quantidade obrigatória de disciplinas, para serem ministradas em sala de aula. Na qual, até chegar no final do ensino médio, o número de disciplinas tende a aumentar, e a desestimular muitos alunos. Sendo assim, aumentar o número de disciplinas é desnecessário para melhorar a educação brasileira.

A escola tem o papel de difundir e ensinar as crianças e adolescentes as disciplinas obrigatórias. Porém, entre todas elas, a matemática e o português, são primordiais durante a vida escolar. E com o passar de um ano para o outro, é normal que o aluno demonstre afinidade ou vocação em determinada disciplina.

Daí, a importância de dar ao aluno, o poder de optar pelas matérias que possui preferência, agregando a matemática e ao português. Após concluir o ensino fundamental(,) o aluno deve seguir na área de seu interesse, seja ela, ciências exatas, humanas ou biológicas, de modo a aprofundar o seu conhecimento e usufruir de suas aptidões. Ter aulas práticas em laborátorios e incentivo a pesquisas científicas são boas alternativas para o aluno ingressar mais preparado no ensino superior.

Portanto, não é preciso acrescentar novas disciplinas, para ocorrer uma otimização no ensino brasileiro. Basta mudar as regras, ou seja, deixar o indivíduo escolher o caminho na qual que quer seguir.

Comentários do corretor


Atenção ao uso de pronomes relativos e à pontuação.

O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem se aprofundar em uma argumentação mais crítica e bem desenvolvida.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente