Desde o ensino fundamental, a escola possui uma quantidade obrigatória de disciplinas, para serem ministradas em sala de aula. Na qual, até chegar no final do ensino médio, o número de disciplinas tende a aumentar, e a desestimular muitos alunos. Sendo assim, aumentar o número de disciplinas é desnecessário para melhorar a educação brasileira.
A escola tem o papel de difundir e ensinar as crianças e adolescentes as disciplinas obrigatórias. Porém, entre todas elas, a matemática e o português, são primordiais durante a vida escolar. E com o passar de um ano para o outro, é normal que o aluno demonstre afinidade ou vocação em determinada disciplina.
Daí, a importância de dar ao aluno, o poder de optar pelas matérias que possui preferência, agregando a matemática e ao português. Após concluir o ensino fundamental(,) o aluno deve seguir na área de seu interesse, seja ela, ciências exatas, humanas ou biológicas, de modo a aprofundar o seu conhecimento e usufruir de suas aptidões. Ter aulas práticas em laborátorios e incentivo a pesquisas científicas são boas alternativas para o aluno ingressar mais preparado no ensino superior.
Portanto, não é preciso acrescentar novas disciplinas, para ocorrer uma otimização no ensino brasileiro. Basta mudar as regras, ou seja, deixar o indivíduo escolher o caminho na qual que quer seguir.
Comentários do corretor
Atenção ao uso de pronomes relativos e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem se aprofundar em uma argumentação mais crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |