Nos últimos meses vem transitando um projeto de lei, que defende a implantação de uma nova grade curricular nas escolas de ensino fundamental e médio. Sugerida pelo Ministério da Educação, esta reforma curricular, é um importante passo para alavancar a educação brasileira, que já se encontra “desatualizada”. O currículo escolar sofre diversas mudanças ao longo do tempo, que visam a sua adaptação a um determinado período. Como por exemplo, durante o governo ditatorial instituído no Brasil existiam diversas disciplinas que certamente não são mais ministradas atualmente. Essas nuances na educação são de fundamental importância para se acompanhar as diferentes transformações que a sociedade vem passando. Educadores e alunos vêem a atual proposta curricular (como) monótona e ultrapassada. Isso pode ser um impasse para o estudante, que deseja cada vez mais ter acesso as às mais diversas informações e conhecimento ao mesmo tempo. De fato uma grade curricular sem dinamismo e pouco diversificada, pode acarretar problemas como desistências e pouco interesse nos estudos. Fica evidente, assim(,) que, a implantação de novas disciplinas ou até mesmo a radical reforma no currículo escolar é de fundamental importância. Disciplinas como informática básica, direito do consumidor, direitos das crianças e adolescentes e guia da carreira profissional, norteados por escola e ONGs, poderão fazer toda a diferença na vida de adolescentes e jovens. (,) Culminando, em longo prazo, não somente em uma reforma do currículo escolar, mas também viabilizando uma nova ótica sobre a educação.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao uso da crase e à coesão nas frases, além da estruturação de parágrafos.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |