Não é novidade para ninguém que a educação pública precisa ser moldada e restaurada com novos planos de ensino e novas grades curriculares, (.) a fragmentação(,) ao contrário da objetividade em cada disciplina(,) e é essencial, principalmente com a carência de conhecimento que a maioria dos brasileiros têm tem(.) é preciso suprir as necessidades e nada melhor como que uma reforma onde o conteúdo de cada matéria seja estudada estudado profundamente.
A reforma curricular é sim bem vinda(,) desde que seja para a melhor(,) com aumento no horário das aulas e de preferência em período integral, afinal a educação é a base e precisa ser agarrada com ‘’unhas e dentes’’ pelos cidadãos, (.) porém(,) se a reforma visar facilitar a aprovação na rede pública, (como o Politécnico tem feito), é melhor não ser aprovada(,) afinal o que menos precisamos é de facilidade.
Além do mais como estudante eu acredito que* a reforma pode sim ser benéfica(,) ao contrário do que muitos brasileiros pensam, mas ela deve ser moderada e introduzida aos poucos para não haver impacto nos estudantes, afinal, alguém ninguém gosta de voltar das férias e descobrir que tudo mudou(,) o que de certa forma é um abalo psicológico que pode afetar as médias do estudante que fica em estado de pânico.
Comentários do corretor
* O texto dissertativo é impessoal. Evite o uso de primeira pessoa. É possível passar a mensagem e defender o ponto de vista sem colocar
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino), e à coesão e coerência na exposição do raciocínio e na formatação das frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara e coerente, no entanto é possível fazer uma análise mais crítica sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |