Educação: mudanças já! - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 12/03/2015

Status:

Corrigida
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A educação é um processo que visa ao desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano. Ao se atingir tal capacidade, não apenas a pessoa se desenvolverá, mas, principalmente, o seu país; o qual terá a seu dispor profissionais qualificados que contribuirão para o seu crescimento e engrandecimento. Porém, para que isso aconteça é preciso mudanças(,) como: investimentos no setor e reforma no currículo escolar.

Em relação a investimentos, citam-se: modernização das escolas públicas, fornecendo a elas materiais modernos (como, por exemplo, computadores de última geração) e ambientes bem estruturados para o ensino; aperfeiçoamento dos professores, fornecendo-lhes salários melhores e, também, por intermédio de cursos de “reciclagem”, estimulando-os a desenvolverem o ensino de maneira dinâmica e diversificada; proporcionar além do oferecimento de cursos técnicos e/ou profissionalizantes de qualidade ao maior número possível de alunos etc.*

Quanto à reforma no currículo escolar, é primordial alterar a grade curricular, ou seja, aperfeiçoá-la aos novos tempos. Novas disciplinas devem ser incluídas, citam-se como exemplos: o Direito Constitucional, pois é fundamental conhecer a “Constituição” de seu país e, assim, saber os seus direitos e obrigações perante a sociedade; libras, que é o ensino da linguagem dos surdos, promovendo a integração dessas pessoas com as demais; idiomas (não apenas o inglês e o espanhol) entre outras.

Cabe salientar que essas alterações só serão eficazes se realmente forem executadas, tirando-as do papel e as aplicando na prática. Para ocorrerem as mudanças ditas pelo novo Ministro da Educação(,) (Cid Gomes) (,) são necessários investimentos na área e, principalmente, deixar de fazer promessas vãs; porquanto o país que não investe na educação de seu povo, ficará sempre a à mercê de outros e, assim, jamais conquistará realmente o seu desenvolvimento.

Comentários do corretor


* Observe que, ao enumerar os pontos em que devem ser feitos investimentos, você começa usando substantivos. Mantenha essa linha até o fim do parágrafo e o fechamento do raciocínio. Assim o texto fica mais padronizado e sua leitura torna-se mais aprazível.

Atenção à pontuação e ao uso da crase.

Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, coerente, objetiva e crítica, explorando bem os elementos disponíveis na coletânea.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente