Educação integral - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 10/03/2015

Status:

Corrigida
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Se para o psicólogo suíço Jean Piaget a primeira meta da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas, um sistema educacional proficiente deve ultrapassar os limites da escola, e alcançar a realidade de cada estudante de modo a torná-lo não mero decodificador de conteúdos, mas um ser humano ativo em todas as áreas de uma sociedade. A reforma no currículo escolar deve apontar para uma educação integral, preocupada com a formação completa do ser.

Partindo dessa premissa, o currículo escolar deve ampliar seus horizontes, e ir além do ensino de disciplinas tradicionais como física ou história. A inovação proveniente da reforma curricular deve abordar temáticas externas ao ambiente escolar, como educação política e financeira, o aprimoramento de modalidades esportivas e artísticas, e aulas de primeiros socorros, por exemplo. Dessa forma, o estudante sairá da educação básica mais preparado para enfrentar questões do dia a dia. 

Para além da aproximação entre a escola e o mundo ao seu redor, a reforma do currículo deve contemplar uma mudança no enfoque da educação nacional. É necessário dar autonomia aos estudantes como empreendedores do próprio conhecimento, e tornar o professor mediador da aprendizagem, e não o responsável pelo ensino. A relação "quadro e giz" deve ser substituída pela liberdade de o estudante aprender do seu próprio modo.

Destarte, pode se pode-se dizer que a reforma do currículo escolar deve partir da ideia de educação integral; uma educação que forme não apenas futuros acadêmicos e trabalhadores, mas jovens que aprendam a empreender seu futuro, e (,) sobretudo, (tornem-se) cidadãos. Através disso será possível consolidar a gênese piagetiana e formar "homens que sejam criadores, inventores e descobridores".

 

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras e à pontuação.

Bom texto. Aborda o tema proposto de forma objetiva, coerente e crítica. No entanto é possível desenvolver uma argumentação que ilustre de forma mais clara como se daria essa mudança educacional na prática.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente