Se para o psicólogo suíço Jean Piaget a primeira meta da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas, um sistema educacional proficiente deve ultrapassar os limites da escola, e alcançar a realidade de cada estudante de modo a torná-lo não mero decodificador de conteúdos, mas um ser humano ativo em todas as áreas de uma sociedade. A reforma no currículo escolar deve apontar para uma educação integral, preocupada com a formação completa do ser.
Partindo dessa premissa, o currículo escolar deve ampliar seus horizontes, e ir além do ensino de disciplinas tradicionais como física ou história. A inovação proveniente da reforma curricular deve abordar temáticas externas ao ambiente escolar, como educação política e financeira, o aprimoramento de modalidades esportivas e artísticas, e aulas de primeiros socorros, por exemplo. Dessa forma, o estudante sairá da educação básica mais preparado para enfrentar questões do dia a dia.
Para além da aproximação entre a escola e o mundo ao seu redor, a reforma do currículo deve contemplar uma mudança no enfoque da educação nacional. É necessário dar autonomia aos estudantes como empreendedores do próprio conhecimento, e tornar o professor mediador da aprendizagem, e não o responsável pelo ensino. A relação "quadro e giz" deve ser substituída pela liberdade de o estudante aprender do seu próprio modo.
Destarte, pode se pode-se dizer que a reforma do currículo escolar deve partir da ideia de educação integral; uma educação que forme não apenas futuros acadêmicos e trabalhadores, mas jovens que aprendam a empreender seu futuro, e (,) sobretudo, (tornem-se) cidadãos. Através disso será possível consolidar a gênese piagetiana e formar "homens que sejam criadores, inventores e descobridores".
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras e à pontuação.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma objetiva, coerente e crítica. No entanto é possível desenvolver uma argumentação que ilustre de forma mais clara como se daria essa mudança educacional na prática.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |