A precária qualidade do ensino público no Brasil não é um caso novo. Recentemente(,) após resultados insatisfatórios expostos pelo Ideb (Índicie de Desenvolvimento da Educação Básica)(,) surgiu a questão sobre a reforma no currículo básico. Mas será o currículo a razão da disfunção na educação?
O distúrbio no ensino não tem sido causado por causa de o pelo currículo estar “antiquado” ao século XXI. (,) Mas sim pela forma breve como tem sido abordado sem ser de fato aprendido, pela falta de processos seletivos rigorosos para eleger profissionais competentes para aplica-lo, desvalorização e falta de remuneração dos professores, falta de metodologias modernas de ensino e materiais didáticos apropriados.
Entretanto poderiam ser acrescentadas nos currículos das escolas, disciplinas que não só objetivem a qualidade acadêmica, mas a formação de cidadãos críticos e que encorajam os estudantes como indivíduos a nutrir planos, sonhos e metas.
Nisto os órgãos da educação deveriam replicar nas escolas de período regular o modelo das escolas integrais que possuem disciplinas que orientam os alunos tanto na área acadêmica como pessoal. A importância dessas matérias é fazer também com que o aluno veja a importância relevância* dos estudos para a vida profissional, social e individual.
Portanto conclui-se que, reformar o currículo em partes, pode trazer mudanças. Mas a verdadeira reforma na educação básica no Brasil acontecerá somente se o governo parar de centralizar em questões superficiais como diminuir o número de disciplinas e começar a focar na resolução dos problemas mais relevantes, ou seja, os problemas radicais da péssima educação brasileira.
Comentários do corretor
* Evite a repetição de termos em um curto intervalo no texto.
Atenção à pontuação, ao uso devido de conjunções e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara e coerente, no entanto é possível fazer uma análise mais crítica sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |