O regime da Educação Brasileira - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 05/03/2015

Status:

Corrigida
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O Brasil possui um dos piores índices em educação mundial. Em 2014, uma pesquisa feita pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos  e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) mostrou que o Ensino Médio e Fundamental estão em decadência. Dessa forma, O Ministro da Educação, Cid Gomes, propôs um novo modelo de currículo escolar em que os alunos poderão escolher as matérias que pretendem cursar, restringindo apenas Português e Matemática. Perceptivelmente a proposta é inovadora para reformar o velho padrão de educação.

 Esse “regime padronizado” pode ser comparado a à época da catequização dos índios, em que eles eram obrigados a seguir aquilo que o estado, no caso os jesuítas, submetia a eles. Naquela época eles foram educados através da religião católica, porém não os indagaram sobre o que queriam.

Após anos, em pleno século XXI ainda vivemos com a padronização curricular cansativa e ultrapassada em comparação aos países desenvolvidos como Alemanha e Inglaterra. Estes possuem um tipo de sistema que permite ao aluno escolher o que pretende estudar. Ao contrário deles, o Brasil obriga o estudante a estudar determinado curso mesmo que não seja o que pretende seguir futuramente.

Caso a proposta tenha êxito, cursos como o de línguas (Português, Inglês e Francês), exatas (Matemática, Física, Química) e biológicas (biologia) serão de grande importância para o conhecimento básico do aluno. Matérias como História, Geografia, Sociologia, Psicologia, Filosofia, Artes, Religião ou até mesmo cultura poderiam ser escolhas facultativas.  Essa medida facilitaria  mais a vida estudantil do aluno.

Comentários do corretor


Atenção ao uso da crase.

O texto aborda o tema proposto de forma clara e coerente. No entando é possível desenvolver um raciocínio mais claro e persuasivo, que baseie as afirmações do texto e o torne mais persuasivo.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente