O Brasil possui um dos piores índices em educação mundial. Em 2014, uma pesquisa feita pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) mostrou que o Ensino Médio e Fundamental estão em decadência. Dessa forma, O Ministro da Educação, Cid Gomes, propôs um novo modelo de currículo escolar em que os alunos poderão escolher as matérias que pretendem cursar, restringindo apenas Português e Matemática. Perceptivelmente a proposta é inovadora para reformar o velho padrão de educação.
Esse “regime padronizado” pode ser comparado a à época da catequização dos índios, em que eles eram obrigados a seguir aquilo que o estado, no caso os jesuítas, submetia a eles. Naquela época eles foram educados através da religião católica, porém não os indagaram sobre o que queriam.
Após anos, em pleno século XXI ainda vivemos com a padronização curricular cansativa e ultrapassada em comparação aos países desenvolvidos como Alemanha e Inglaterra. Estes possuem um tipo de sistema que permite ao aluno escolher o que pretende estudar. Ao contrário deles, o Brasil obriga o estudante a estudar determinado curso mesmo que não seja o que pretende seguir futuramente.
Caso a proposta tenha êxito, cursos como o de línguas (Português, Inglês e Francês), exatas (Matemática, Física, Química) e biológicas (biologia) serão de grande importância para o conhecimento básico do aluno. Matérias como História, Geografia, Sociologia, Psicologia, Filosofia, Artes, Religião ou até mesmo cultura poderiam ser escolhas facultativas. Essa medida facilitaria mais a vida estudantil do aluno.
Comentários do corretor
Atenção ao uso da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara e coerente. No entando é possível desenvolver um raciocínio mais claro e persuasivo, que baseie as afirmações do texto e o torne mais persuasivo.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |