É necessário necessária a reforma da grade curricular dos ensinos fundamental e médio para que se tenha uma educação mais qualificada no Brasil. Mas afinal(,) qual a importância da mesma? E os benefícios? Quais os desafios a serem encarados no intuito deste avanço no ensino?
Quando o assunto é educação ele repercute em torno de uma diversidade de disciplinas e áreas do conhecimento. No que diz respeito à reforma tem-se a importância relacionada aos discentes, pois eles serão os principais beneficiados pela referida situação.
Benefícios estes advindos da implantação de disciplinas de: Direito, Economia, Psicologia, Tecnologia da Informação e Cálculo para as Engenharias. Além de orientação vocacional com testes das habilidades e temperamentos realizados por profissionais qualificados. (,) Contribuindo para os estudantes estarem preparados não apenas para os vestibulares e o ENEM, mas também para o mercado de trabalho.
Portanto, os desafios vão desde os alunos lutarem de forma pacífica pela reforma curricular, apresentando de maneira clara suas propostas e ideias. (;) (até) Docentes, diretores e coordenadores pedagógicos ouvirem tais propostas e repassarem aos governantes as reivindicações. Estes(,) por conseguinte(,) devem tirar as ideias e projetos do papel e colocarem em prática. Desta forma o avanço na educação brasileira será realidade.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
Atenção à concordância de gênero (masculino e feminino), de número (singular e plural), à pontuação e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva ecoerente. No entanto é possível desenvolver uma análise mais crítica e abrangente sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |