Desestimulados pela baixa remuneração, as pessoas estão a cada dia desistindo de serem professores, algo que já pode ser notado em alguns estados brasileiros, onde faltam professores de diversas disciplinas(,) deixando dezenas de alunos sem aula por um longo período. Será mesmo que o ensino fundamental e o médio precisam de uma reforma no currículo escolar?
Há vários anos, as disciplinas essenciais para o currículo escolar vêm sofrendo alterações, em algumas escolas estaduais de Alagoas(,) por exemplo, onde o francês deixou de fazer parte do horário escolar para entrar o inglês, língua que hoje é muito importante para negócios e turismo fora do país. Outras disciplinas que passaram a fazer parte do cotidiano dos alunos são sociologia é e filosofia, que começou a fazer parte de vários vestibulares no país, alem de ser essencial para ajudar o aluno a mudar seu ponto de vista em relação ao mundo e começar a ver o mundo como ele é. Todas essas mudanças foram ótimas para os estudantes e ajudou as pessoas (a) adquirir um conhecimento extra.
A cada mudança no currículo escolar, o aluno irá adquirir novos conhecimentos(,) além de conhecer novas áreas que ele poderá se identificar e seguir uma determinada carreira no futuro, (.) por exemplo, se uma disciplina somente de direito constitucional fosse adicionada nas escolas(,) já serviria de base para os futuros estudantes de direito, o mesmo acontece com valores morais, que ajudaria aos estudantes a pensar de um modo diferente, a ver o mundo como ele (é), e a entender qual é o seu papel em meio a à sociedade.
Logo, não basta apenas alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, é necessário pensar nos fatores secundários como diminuir o tempo de cada aula, é aumentar o tempo em que os alunos ficam no colégio, só assim poderá adicionar poderão ser adicionadas novas disciplinas, outro fator muito importante é formar mais professores para determinada área que ele irá atuar.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), à pontuação, ao uso devido da crase e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva e coerente. No entanto é possível desenvolver um raciocínio mais crítico e aprofundado sobre o assunto, explorando melhor os elementos da coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |