O filósofo Immanuel Kant disse que o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele, portanto é de extrema importância que esta seja satisfatória e de fato eficiente, mas como manter essas características se a educação em si vive em constante renovação? Simples, basta que se acompanhe de perto essa evolução, procurando meios de reestruturar tanto novas descobertas, quanto os fatos que nos cercam a cada dia e implicá-las na grade curricular das escolas.
Primeiramente é importante saber que já houveram renovações curriculares e nada impede que haja mais, pois assim como o mundo está evoluindo o ensino também deve estar e para isso nada melhor do que reorganizar o que se ensina em sala de aula de maneira que jovens e crianças se sintam mais atraídos a estudar e busquem cada vez mais o conhecimento.
Uma grade curricular não deve possuir apenas as matérias básicas para formação individual, mas também disciplinas que auxiliem a vida em sociedade, que preparem seus alunos para o profissional e para o social, pois ninguém vive sozinho no mundo(,) tampouco trabalha sozinho, (.) assim(,) é necessário que esses aprendizados venham o quanto antes.
Dessa forma fica claro que reestruturar o currículo escolar é fundamental para a sociedade como um todo, mas também é explícito que são necessárias medidas para que tal renovação seja efetiva e benéfica, como a implantação de leis que possibilitem as mudanças de diretrizes curriculares, nos ensinos fundamental e médio principalmente, assim como seria de grande eficácia uma mudança ainda maior no ensino médio onde as disciplinas se tornam desgastantes para seus alunos, (.) tal problema se resolveria com a implantação de matérias especificas e que deem dariam uma visão mais ampla de carreiras, facilitando uma futura escolha profissional, pois como Paulo Freire afirma, a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número (singular e plural), à pontuação e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, além de fazer uso de citações pertinentes ao assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |