Além do Papel - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 09/03/2015

Status:

Corrigida
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A sociedade ocidental tem como uma de suas bases a Revolução Francesa, consequentemente seus lemas: Igualdade, Liberdade e Fraternidade. Por isso, melhorar o debilitado sistema público de ensino brasileiro é proporcionar igualdade a todos os cidadãos inseridos em uma sociedade extremamente competitiva; a reforma curricular escolar proposta pelo governo tem essa pretensão.

No entanto, a melhora do ensino no Brasil não se limita a à mera mudança de matérias  ensinadas nas salas de aula, mas na própria estrutura do atual sistema. As mais de 500.000 (quinhentos mil) redações que tiraram nota zero no ENEM de 2014 refletem a fragilidade do ensino público brasileiro. Assim, a maior qualificação dos professores e a fiscalização periódica das capacidades desses se fazem necessárias, assim como diminuir o número de alunos nas salas de aula.

Outro aspecto negativo é o sistema de ensino tradicional, fascista, com métodos rígidos e ultrapassados que desestimulam a aprendizagem. Nesse contexto, muitos alunos têm utilizado sites  em que o conteúdo é passado de forma divertida e aprofundada, o que é um forte indicativo para o rumo que a educação deve seguir, utilizando mais os recursos tecnológicos no processo educacional.

Fica evidente, portanto, que a reforma no currículo escolar no Brasil é válida, mas deve ser acompanhada de iniciativas como maior qualificação dos professores, maior fiscalização da qualidade do ensino, construção de mais escolas e utilização de recursos tecnológicos, tudo com o objetivo de tornar o aprendizado algo atraente e eficiente. Assim, futuros vexames serão evitados e, mais importante, o Brasil será um país mais igualitário, conforme um dos lemas da Revolução Francesa. 

Comentários do corretor


Atenção à concordância de gênero (masculino e feminino) e ao uso da crase. 

Bom texto, aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente