É evidente que, a grade curricular brasileira de ensino fundamental e médio de nossas escolas necessita urgentemente de uma reforma. Com ensino defasado, já se percebe a dificuldade de encontrar profissionais qualificados para o mercado. Poucos se interessam em estudar; o modelo arcaico age na maioria das crianças e adolescentes como uma punição, pois nada de novo acontece para envolvê-los e mantê-los no ambiente estudantil. Mudanças como a remuneração e reconhecimento dos professores e a variedade nas matérias eletivas serão necessárias para ocasionar restruturação no ensino. É preciso frisar que, não adianta reformar a grade curricular e esquecer-se da principal ferramenta(,) “os professores”*. Qualificados mas sem motivação como reconhecimento, e remuneração, o trabalho não tem sucesso e o objetivo não acontece. Além da qual disso, esta classe de profissionais demanda de uma recompensa, pois, por exemplo, se hoje temos médicos, engenheiros, advogados dentre outros profissionais no mercado, não se deve esquecer que a educação básica deles fora adquirida por meio desses professores, e porque por que não reconhê-los da forma que merecem? Além disso, aulas monótonas e sem finalidade são dadas. Estudam bastantes matérias sem saber que serventia terá. Tempos mudaram e aquela idéia de professor falar e aluno repetir existiu a muitos anos atrás; estamos em outra era e o momento é estudar aquilo que será útil para o futuro do profissional. Nos Estados Unidos o método de ensino já aborda outra forma. Escolas americanas trabalham matérias básicas obrigatórias em que todo aluno deve cursar(,) somadas as às matérias eletivas(,) aquelas, as quais que o estudante pode escolher a qual ele mais se identifica como culinária, matemática financeira, estatística, design, contabilidade e outros, e que, por conseguinte, pode o ajudar ajudá-lo em seu currículo(,) somando atribuições que o favoreçam quando procurar um emprego. Dessa maneira, havendo a reforma no currículo escolar(,) os alunos ficarão motivados e interessados para estudar, pois, estarão forjando formando um conhecimento dentro daquilo em que esperam. Outra situação a qual deve atentar-se é do corpo docente das escolas, estes precisam de uma atenção especial, visto que, a base da educação que possuímos hoje é graças a eles.
Comentários do corretor
* O que justifica as aspas neste trecho?
Atenção à pontuação, ao uso devido de pronomes relativos e preposições e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |